Toyota Yaris tira nota menor que Etios em teste de segurança na África
Hatch obteve três estrelas em cinco possíveis na avaliação do Global NCAP; assista e leia detalhes do resultado
O Toyota Yaris fabricado no Brasil ainda não foi avaliado pelo Latin NCAP (programa que realiza testes de colisão com modelos vendidos nos mercados da América Latina e Caribe), mas o coirmão produzido na Tailândia e vendido na África do Sul passou pelos testes do Global NCAP (braço asiático-africano da mesma entidade) e deu indícios do que podemos esperar para o nosso em termos de segurança.
Resultado não foi dos mais animadores. A unidade avaliada, de carroceria hatch, recebeu três estrelas em um total de cinco possíveis na proteção de adultos, sendo outras três estrelas para crianças. Surpreendentemente, foi uma nota menor que a obtida pelo irmão de plataforma Etios, um projeto mais antigo, na mesma entidade.
No caso, o Etios fabricado na Índia e vendido na África do Sul foi avaliado pelo Global NCAP em 2017 sob protocolo idêntico de avaliação. Ele obteve quatro estrelas na segurança para adultos e três para crianças.
Veja mais
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Carroceria instável
Após teste frontal parcial de impacto a 64 km/h, mesmo padrão do Latin NCAP, o Global NCAP detectou bons níveis de segurança para cabeça e pescoço dos passageiros da frente.
Porém, o comportamento considerado "instável" da carroceria no momento do impacto -- é possível observar uma pequena ruptura da coluna A no momento da colisão --, gerou uma deformação acima do ideal no habitáculo de sobrevivência, impedindo uma proteção maior do restante do corpo do motorista, especialmente na região do peito e das pernas.
Já os bonecos na fileira traseira, simulando um bebê de 18 meses e uma criança de três anos, ficaram bem protegidos, de acordo com o programa. que simula um bebê de 18 meses quanto o que reproduz o corpo de uma criança de três anos. A cadeirinha foi fixada nos pontos Isofix, que impediram movimentação excessiva para a frente e protegeu bem cabeça e peito da criança.
Brasileiro é mais seguro
Assim como o Yaris feito em Sorocaba (SP), o veículo vendido no mercado sul-africano tem airbag duplo frontal, freios ABS, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e lembrete de uso do cinto de segurança. Vale observar, porém, que não traz o controle eletrônico de estabilidade (ESP), item presente no xará brasileiro em todas as versões.
Vale observar, ainda, que o Yaris brasileiro conta com aços de resistência mais alta em sua construção e possui airbags laterais na configuração de topo, XLS.
O Global NCAP possui diretrizes de avaliação menos rígidas do que o Latin NCAP. Por lá o único teste realizado é o de impacto frontal, enquanto que na América Latina são efetuadas também provas de choque lateral a 50 km/h e contra poste a 29 km/h.
A divisão africano-asiática também não limita a nota de acordo com a presença ou não de controle de estabilidade, enquanto o programa latino-americano não concede mais de três estrelas para modelos desprovidos do item.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.