Topo

Fiat apresenta a Temer projeto de picape média para encarar S10 e Hilux

RAM 1500 no Salão de Detroit 2018: picape brasileira deve se inspirar nesse visual, embora com dimensões menores - Brendan McDermid/Reuters
RAM 1500 no Salão de Detroit 2018: picape brasileira deve se inspirar nesse visual, embora com dimensões menores
Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Fernando Calmon, Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/03/2018 12h31

Grupo FCA fará nova ofensiva em segmento de utilitários com caçamba usando modelo inspirado na americana RAM 1500

A alta cúpula da FCA Fiat-Chrysler local, incluindo o presidente do grupo, Stefan Ketter, e o vice-presidente adjunto para a América Latina, Davide Mele, apresentará na tarde desta sexta-feira (23) ao presidente da República Michel Temer, na fábrica de Goiana (PE), um projeto que pretende chacoalhar o cada vez mais movimentado mercado de picapes médias no Brasil.

Reunião a portas fechadas será feita antes de um evento em que a fabricante anunciará a contratação de funcionários para iniciar um terceiro turno de operações no complexo onde atualmente são produzidos Fiat Toro, Jeep Renegade e Jeep Compass.

A picape média seria o quarto modelo produzido no local, e ajudaria a montadora a atingir a capacidade máxima de 250 mil unidades ao ano. Mas, pode não ser o escudo da marca Fiat a estampar esse modelo -- e sim um carneiro ianque. Um plano de investimentos para ampliação da linha de montagem deve ser anunciado em breve.

Veja mais

+ VW também se movimenta: novo Tiguan chega em abril e novo Touareg surge na China
+ Fiat Toro enfim passa por teste de segurança e vai bem
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Que veículo é esse?

Fontes de UOL Carros apontam que se trata de um modelo de porte similar ao de Chevrolet S10, Toyota Hilux, Nissan Frontier, Renault Alaskan e afins. Meta é brigar com todas elas, claro, mas se tornar também uma concorrente à altura da vindoura Mercedes-Benz Classe X, que é outro projeto que promete abalar o mercado brasileiro voltado à agro-sociedade.

Qual será o logotipo do modelo (Fiat, RAM ou até Fiat) ainda é um mistério, mas o mais lógico seria apostar na força premium da marca RAM, ligada à Chrysler -- o brasileiro ainda é saudoso da experiência da Dodge Dakota no final dos anos 1990 e anos 2000.

Segundo o site Autos Segredos, do jornalista Marlos Ney Vidal, o modelo brasileiro deve ser inspirado na nova geração da 1500 americana, porém com dimensões menores e soluções de engenharia voltadas a um custo mais baixo de construção. É por esse motivo que escolhemos uma imagem da nova RAM 1500 americana para abrir este artigo.

Motorização pode contar com uma opção flex -- o 2.4 TigerShark da Toro cumpriria bem a função, desde que recalibrado para gerar mais força -- e outra a diesel -- especula-se a utilização de um propulsor 3.0 acima de 200 cv e 50 kgfm. Câmbios seriam manual de cinco e automático de seis ou nove marchas.

Construção do modelo seria sobre chassi, com opções de cabine simples ou dupla, e tração 4x2 (traseira) ou 4x4 com seletor.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.