Lei quer permitir revisões fora da rede autorizada sem perda da garantia

Projeto em tramitação quer "dar isonomia a oficinas descredenciadas"
Revisões e manutenções de um carro feitas fora das oficinas credenciadas ou autorizadas pela fabricante não poderão implicar perda da garantia se o Projeto de Lei 9074/17 for aprovado pela Câmara dos Deputados.
A proposta foi apresentada pelo deputado Alexandre Valle (PR-RJ). Ele destaca que, hoje, para manter a garantia do veículo, "proprietários são obrigados a fazer a revisão em oficinas autorizadas, as quais lhes impõe valores surreais".
Links úteis de UOL Carros
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
O parlamentar ressalta que a Constituição é taxativa ao assegurar que ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. O objetivo de Valle com o projeto é conferir às oficinas descredenciadas "igualdade com as autorizadas, de modo que proprietários dos veículos possam escolher onde e com quem fazer suas revisões".
Segundo o texto, os itens obrigatórios exigidos pelo fabricante em suas revisões de garantia, no entanto, deverão ser observados pelas oficinas descredenciadas, ficando as mesmas obrigadas a comprovarem, por meio de nota fiscal anexada ao manual do veículo, os serviços executados e possíveis trocas de peças originais.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.