Renault Kwid é melhor do que Chevrolet Onix e Ford Ka em segurança; assista
Não é um desempenho louvável, mas foi melhor do que muita gente (até mesmo a equipe aqui de UOL Carros) esperava: o subcompacto Renault Kwid foi avaliado no teste de colisão do Latin NCAP e recebeu três estrelas na proteção para adultos nos bancos frontais (nota 28,85 de 34) e três estrelas para crianças no banco traseiro (nota 33,87 de 49).
Isso já basta para cravar que o carrinho da Renault é mais seguro que os campeões de vendas este ano: tanto o líder Chevrolet Onix (veja aqui), quanto o vice atual Ford Ka (aqui) zeraram em seus testes seguindo os novos critérios da entidade. Rival direto, o Fiat Mobi também é pior para a entidade: tirou uma estrela.
Outro detalhe: esse índice do Kwid é o máximo que um modelo sem controle de estabilidade e tração pode conseguir atualmente no Latin NCAP.
Veja mais
+ Volkswagen Virtus é revelado em SP e chega em janeiro
+ Duelo: quem é melhor, Kwid ou um compacto à moda antiga?
+ Especial: Como é feito um carro
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram de UOL Carros
Airbags pouco ajudam no caso do Kwid
Segundo a entidade, o Kwid mostrou que a "proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista foi boa. A proteção do peito do motorista foi marginal, enquanto a do acompanhante recebia proteção adequada por parte dos sistemas de retenção [cintos e airbags]".
Curiosamente, no aval do Latin NCAP, a alardeada (pela fabricante) presença de quatro airbags de série em todas as versões pouco ajuda os ocupantes do Kwid em caso de colisão, com "proteção fraca". O que salva mesmo é a estrutura, que foi reforçada no Brasil, provocando atraso no lançamento do carro. Na Índia, onde foi concebido, o Kwid recebeu nota zero, justamente por não ter reforços estruturais decentes (nem airbags).
"Impacto Lateral: o airbag lateral de tórax proporcionou proteção fraca ao peito, porém o carro deu uma proteção adequada ao abdome e à cabeça, e boa proteção à pélvis", também relatou o instituto.
Alerta que lembra os ocupantes de colocarem o cinto de segurança (SBR) e boa proteção do assoalho também foram usados pelo Latin NCAP como características que levaram às três estrelas para a proteção do ocupantes adultos.
Faltou mesmo o controle de estabilidade e tração, existente no Volkswagen Polo (que também tem quatro airbags de série e recebeu nota máxima nos testes), por exemplo, para que o Kwid pudesse almejar nota máxima. Mas é bom lembrar que o Kwid custa no máximo R$ 40 mil, enquanto o modelo premium da Volks tem preços cima do patamar dos R$ 50 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.