Exclusivo: Citroën e Peugeot renascem com C4 Cactus nacional em 2018

Depois de praticamente três anos de vacas magras e muitas negativas, o grupo PSA parece estar pronto para voltar a crescer no Brasil. UOL Carros apurou que o C4 Cactus, grande promessa da Citroën para 2018, será mais do que o passaporte de entrada da marca ao visado mercado de SUVs.
O modelo, que será produzido em Porto Real (RJ), trará ao Brasil a moderna plataforma modular EMP2, voltada a carros médios e que já serve de base, na Europa, aos novos Peugeot 308 e 3008. Trem-de-força contará com o conhecido motor 1.6 turboflex de 165/173 cv (gasolina/etanol) acoplado à caixa automática de seis marchas da Aisin.
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Visual estará atualizado em relação à Europa, seguindo reestilização apresentada no fim de outubro na França. Por exemplo, a dianteira está com linhas mais bem delineadas e as polêmicas bolhas de proteção lateral foram limadas. Objetivo é entregar um modelo mais ao gosto do consumidor local, que não se empolgou com a solução original do Cactus apresentada em 2014 no Salão de São Paulo.
Alguns protótipos dotados de carroceria definitiva já rodam em testes por estradas do eixo Rio-São Paulo, conforme flagra enviado pelo leitor Edmundo Medeiros na rodovia Jornalista Francisco Aguirra Proença, próximo a Campinas.
O que mais entra no radar
A chegada da plataforma EMP2 enfim abre as cortinas para que a PSA possa promover uma ampla atualização da sua gama de veículos nacionais, com especial foco em modelos de maior valor agregado -- estratégia que o Jeep Compass já provou ser viável.
Nascido da mesma "costela" do C4 Cactus, o Peugeot 3008 se mostra outro produto com potencial para ser fabricado localmente, tornando-se enfim um concorrente capaz de preocupar o Compass. Com a nacionalização viria também uma expansão das versões, já que o SUV atualmente é vendido somente em uma versão como importado. Entretanto, não há confirmação dos planos até o momento.
Dentro da nova política de equiparação do mercado brasileiro com o europeu também entrariam uma inédita configuração 1.6 THP com câmbio automático para o 2008, ainda na atual geração (e com possível facelift). Quem sabe não exista até a possibilidade de produzir modelos da recém-adquirida Opel num futuro mais a médio ou longo prazo...
Vale lembrar que a PSA também engatilha para o mercado brasileiro a plataforma EMP1 (também chamada de CMP), desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng e que seria uma espécie de "derivação" da EMP2 destinada a carros compactos (tal qual acontece com as bases MQB e MQB A0 da Volkswagen): as futuras gerações de Peugeot 208 e 2008 devem utilizá-la.
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