Leitor flagra novo VW Polo em SP, e UOL Carros já sabe: motor é 1.0 turbo

Hatch premium será relançado no Brasil ainda este ano para bater de frente com o Fiat Argo; veja de diferentes ângulos
Com a apresentação prévia mundial marcada para acontecer ainda este mês, a sexta geração do Volkswagen Polo continua rodando em testes a todo vapor no Brasil. Não é por menos: conforme antecipado por UOL Carros em março, a produção aqui começa em julho, de maneira simultânea à Europa, com chegada às lojas confirmada para ocorrer ainda este ano (provavelmente entre outubro e novembro).
Embora no Velho Continente o novo Polo já passeie despudoradamente sem camuflagem, e tenha até sido avaliado por jornalistas locais, por aqui as unidades ainda utilizam nível intermediário de camuflagem. É o que mostram algumas imagens feitas pelo leitor Samuel Fernandes Vieira na rodovia dos Bandeirantes, bem perto de São Paulo capital.
É turbo!
Quando nos enviou seu flagra, Vieira compartilhou uma informação importante: "Deu para perceber que o carro é bem esperto. Eu estava em um Polo 1.6 e tive dificuldade de acompanhar", contou. Obrigado, Samuel! Esse seu breve relato nos deu um parâmetro valiosíssimo.
Basta fazer os cálculos: se nosso velho Polo 1.6 rende 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque com etanol, e mal conseguia seguir o ritmo do novo, então... A unidade flagrada utilizava o motor 1.0 TSI, turboflex de três cilindros com injeção direta, já conhecida de up! e Golf.
Dados são mantidos sob forte sigilo, mas UOL Carros aposta que o Polo 6 brasileiro vai usar calibração próxima à do hatch médio: 125 cv e 20,4 kgfm, para bater de frente com o Fiat Argo 1.8 -- que é mais potente, 139 cv, mas tem menos torque, 19,3 kgfm quando abastecido com combustível vegetal.
Outras opções especuladas para nosso mercado são o 1.0 3-cilindros aspirado (82 cv) de up! e Gol e o 1.6 MSI (120 cv) do Fox. Quem sabe não pinta também uma versão esportiva com o propulsor 1.4 TSI bicombustível de 150 cv de Golf e Audi A3 Sedan? Sonhar não custa...
Família completa
Primeiro compacto da Volkswagen a utilizar a plataforma modular MQB (em configuração de entre-eixos encurtado, denominada "A0"), o Polo será o primeiro entre um grupo de pelo menos quatro carros que chegarão ao Brasil até 2019 usando a mesma base.
O segundo é o sedã Virtus, cuja fabricação deve ser iniciada em novembro, também em São Bernardo do Campo (SP), e com lançamento programado para o primeiro trimestre de 2018. Também no ano que vem veremos o suvinho T-Cross, enquanto uma picape (provável substituta da Saveiro) está sendo planejada para ganhar vida daqui a dois anos.
Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.