Topo

Após nota zero, Proteste quer Onix fora das lojas; você compraria o carro?

Chevrolet Onix zero estrela Latin NCap - Reprodução/Latin NCAP - Reprodução/Latin NCAP
Chrevrolet Onix logo após teste de colisão do Latin NCAP: nota zero
Imagem: Reprodução/Latin NCAP

Eugênio Augusto Brito, Alessandro Reis e Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/05/2017 15h52Atualizada em 11/05/2017 17h16

Associação vai pedir "recall total" do carro ao MPF e Contran; e você, o que acha? Vote na enquete!

A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) afirmou que vai pedir a retirada das lojas do hatch compacto Chevrolet Onix. Além disso, pedirá um recall de todas as unidades vendidas no país desde o lançamento, em 2012. O carro é líder de vendas no Brasil há dois anos seguidos, mas tirou "nota zero em segurança para adultos" no mais recente teste de colisão da organização Latin NCAP.

Com base no teste de segurança e nesse parecer do Proteste, UOL Carros quer saber: você compraria o Chevrolet Onix? Sim ou não? Vote!

Você compraria o Chevrolet Onix após "nota zero" em segurança?

Enquete encerrada

Total de 28497 votos
86,48%
13,52%

Valide seu voto

"A Proteste, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado", disse Henrique Lian, gerente de Relações Institucionais e Mídia da Proteste.

Com o parecer pela proibição de vender o carro no Brasil e pelo pedido de "recall total", a associação deve publicar um abaixo-assinado ainda nesta quinta-feira e encaminhar pedido ao Denatran e ao Ministério Público Federal pedindo a interrupção das vendas até que a estrutura do Onix seja reforçada pela Chevrolet.

"Vamos reunir o maior número de assinaturas, e esperamos que sejam muitas dado o volume de vendas do Onix. Vamos encaminhar o abaixo-assinado ao Denatran e órgãos associados a ele, além do Ministério Público Federal, solicitando a retirada do modelo do mercado até que os problemas estruturais sejam solucionados e ocorra a realização de novo teste de impacto, idêntico ao divulgado hoje", disse Sergio Mardirossian, gerente do Centro de Competência de Produtos e Serviços da Proteste, a UOL Carros.

Mardirossian explicou que a ideia é interromper a venda de unidades novas e fazer com que a GM faça um recall das unidades que já estão circulando desde o lançamento do Onix, no fim de 2012. "É possível instalar barras de reforço estrutural para deixar o carro mais seguro." Ele também defende que os testes realizados pelo Latin NCAP se tornem obrigatórios para todos os automóveis novos vendidos no Brasil:

"Falta uma legislação que obrigue as montadoras a isso."

Desde 2012, o Onix vendeu mais de 625.920 unidades só no Brasil. Este ano, nos quatro primeiros meses, foram emplacados 53.313 exemplares, mantendo o modelo na liderança. É preciso lembrar ainda que o hatch dá origem ao sedã Prisma, desde 2013, que também tem sido o mais vendido em sua categoria: foram 304.023 unidades (66.337 carros em 2016, quase 18 mil unidades até agora em 2017).

Não seria fabricado nos EUA ou Europa

Além do posicionamento pelo recolhimento do líder de vendas, Henrique Lian, da Proteste, fez duras críticas à fabricante do carro:

Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM".

Ainda segundo a organização, as falhas verificadas pelo Latin NCAP no teste do Onix (colapso de revestimento de portas, danos à coluna B -- na região central do carro --, falta de controle de estabilidade e de cintos de segurança com pré-tensionadores) fariam com que o Onix não fosse sequer "aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular FMVSS214, que é aplicada nos Estados Unidos", mas também seguida na Europa.

"É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP", concluiu Lian.

GM se defende

Em nota, a GM do Brasil afirmou que "cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança", e que "acredita que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento".

O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul".