JAC quer renascer com T3, "mini-SUV" que só chega no fim de 2017
Se dependesse dos planos iniciais da JAC o pequeno crossover T3 já estaria rodando nas ruas brasileiras e sendo fabricado localmente em Camaçari (BA). Entretanto, inúmeros entraves e erros de planejamento alteraram toda a estratégia da marca chinesa para o Brasil, algo que só será corrigido em 2017.
Até lá, sai de cena o T3, entra o T5. Este SUV de porte e valor agregado maiores é alternativa para salvar a operação nacional da fabricante por ora. Já se sabe que o T5 será montado em CKD num galpão improvisado na mesma cidade baiana, onde a Ford também produz, a partir do primeiro trimestre de 2017.
Claro, se mais nenhum imprevisto surgir.
Para que servirá o T3?
Pequenino, o T3 será uma espécie de rival do CrossFox, portanto um modelo aventureiro compacto. O rótulo de "mini-SUV" fica por conta do marketing.
Como vai ficar na geladeira por um bom tempo, o modelo de origem chinesa já chegará brigando com o Volkswagen e também contra Honda W-RV e Chery Tiggo 3X, segundo informações obtidas por UOL Carros.
Mas o que garante que tudo isso vai sair do papel? O flagra feito pelo leitor Gerson Mendes, em São Caetano do Sul (SP).
A chegada às lojas não deve ocorrer antes do segundo semestre de 2017. Até lá, segundo fontes, um possível fim da aplicação do super-IPI a veículos importados, dando liberdade à marca para vender mais de 4.800 carros por ano sem pagar 30% extras de tributação, pode facilitar a venda do modelo.
A ideia é oferecer o T3 a preço bastante agressivo: menos de R$ 50 mil, atual faixa de versões de topo de hatches compactos.
Se der certo, o T3 pode recolocar a JAC no jogo, com volume de vendas considerável -- reaproximando a marca do começo de ouro no Brasil, quando entregou 3 mil carros por temporada. De quebra, pode matar praticamente toda a gama de compactos da JAC (J2 e J3), que trazem pouca rentabilidade num mercado retraído e mais interessado em SUVs.
Caso contrário o foco continuará todo sobre os dois SUVs de maior valor agregado, T5 -- que ganhará câmbio CVT até o fim deste ano -- e T6.
Recheio do T3
Importado da China, o crossover usará trem-de-força igualzinho ao do T5: motor 1.5 flex de 125/127 cv de potência e 15,5/15,7 kgfm de torque (gasolina/etanol), acoplado a transmissão manual de seis marchas ou CVT.
O flagra mostra que o modelo, assim como o Tiggo 3X, beberá da fonte dos atuais compactos em relação a visual e vincos, porém com altura e espaço inspirados nos aventureiros CrossFox, Renault Sandero Stepway e Hyundai HB20X.
A unidade flagrada exibe lanternas bipartidas, espichadas e sublinhadas por chamativos filetes em LED. Direção elétrica, ar-condicionado e central multimídia com projeção de celulares (numa versão mais simples que a do T5) devem compor o pacote de equipamentos.
Chances de aparecer no Salão de São Paulo, em novembro? Zero, até porque a JAC declinou sua participação na mostra.
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