BMW nacionaliza X4 para aumentar vendas em 50% (ou 15 carros)

A BMW anunciou, nesta segunda-feira (29), que montará um sexto modelo na fábrica de Araquari (SC) já a partir deste mês. Trata-se do crossover médio X4, que é feito sobre a mesma plataforma do SUV X3 (também fabricado no local).
Produção começa em 31 de agosto e será destinada somente ao mercado local, com previsão de chegada às lojas até o final de setembro. Por enquanto a única versão nacionalizada será a xDrive28i, a mais barata oferecida em nosso país. Preço não muda: R Produção começa em 31 de agosto e será destinada somente ao mercado local, com previsão de chegada às lojas até o final de setembro. Por enquanto a única versão nacionalizada será a xDrive28i, a mais barata oferecida em nosso país. Preço não muda: R$ 299.950.
Meta do crossover alemão será modesta, mas importante: aumentar as vendas do modelo em 50%, saltando de 30 para cerca de 45 unidades emplacadas ao mês na versão nacionalizada. Esta usará mesmo trem-de-força e equipamentos do importado: motor 2.0 de quatro-cilindros com turbo de duplo fluxo, só a gasolina, de 245 cv, e transmissão automática de oito velocidades.
Já a versão xDrive35i M Sport, esportiva com motor seis-cilindros de 306 cavalos, continuará vindo de fora (EUA) e respondendo por aproximadamente seis ou sete emplacamentos mensais.
Os rivais
Segundo a BMW, o X4 briga com Mercedes-Benz GLC Coupé, Porsche Macan, Volvo XC60 e Discovery Sport. Desses, o utilitário da Land Rover é o grande destaque, sendo de forma disparada o mais vendido dessa lista (só de janeiro a julho de 2016 foram 2.400 exemplares comercializados).
Para Hélder Boavida, presidente e CEO da BMW do Brasil, o X4 só não entrará direto na briga porque não atende à legislação local -- tração integral, caixa de câmbio com reduzida e especificações mínimas de ângulo de ataque, saída, altura livre do solo e afins -- para ter uma versão com motor a diesel, algo que o Discovery Sport e também o XC60 já possuem.
"Vamos vender exatamente o mesmo carro pelo mesmo preço. Gostaríamos, mas por conta de regras específicas do Brasil infelizmente não poderemos oferecer versões a diesel", declarou.
Como vai a fábrica
Com a nacionalização do X4, a BMW conclui mais uma etapa do investimento de 256 milhões de euros (mais de R$ 900 milhões) até 2017. Por enquanto a fábrica de Araquari atua em turno único e com capacidade para 16 mil carros ao ano. Quando o complexo puder atuar em dois turnos, o limite será dobrado.
Além do X4, a marca alemã produz localmente o sedã médio Série 3, os SUVs X1 e X3, o hatch compacto Série 1 e o utilitário Mini Countryman, da marca subsidiária britânica.
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