BMW anuncia produção de seu primeiro carro híbrido no Brasil; veja detalhes

A BMW anunciou a produção de seu primeiro veículo eletrificado no Brasil. Em evento realizado hoje, a marca confirmou que o X5 híbrido plug-in passará a ser feito na fábrica da marca em Araquari (SC). Atualmente o modelo importado é vendido pela montadora a partir de R$ 731.950.

No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1. Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano Reiner Braun, presidente e CEO do BMW Group América Latina

De acordo com os executivos da marca, os primeiros veículos feitos no Brasil têm entrega programada para o último trimestre deste ano e serão similares aos que já são fabricados na Europa. Não há previsão de uma adaptação para a tecnologia flex.

"Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção do BMW Group. Este é um presente único para a planta, que celebrará seu 10º aniversário em outubro", disse Michael Nikolaides, diretor de produtos e logística do grupo BMW.

O modelo europeu conta com conjunto 3.0 a gasolina que produz 313 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, unido a um propulsor elétrico de 197 cv e 28,5 kgfm. Combinados, os dois garantem 498 cv e torque máximo de 71,4 kgfm.

O X5 híbrido faz de 0 a 100 km/h em 4,8 s e tem velocidade máxima de 250 km/h. Rodando apenas no modo elétrico, o SUV tem uma autonomia de 110 km de acordo com o ciclo europeu.

Em fevereiro, a CEO do grupo BMW no país, Maru Escobedo, anunciou a chegada de 15 lançamentos neste ano, contando também veículos da Mini. O X5 híbrido, porém, não está incluído neste número, já que o modelo já é vendido atualmente no Brasil vindo do exterior.

Blindados de fábrica

A BMW também anunciou que trabalha para ampliar as opções de modelos blindados de fábrica. Atualmente já são oferecidas as proteções em Série 3, X3, iX3 e X5 PHEV. Já X1 e iX1 receberão a novidade "em breve".

Continua após a publicidade

"Alguns modelos novos também serão anunciados em breve e estarão disponíveis, incluindo mais modelos puramente elétricos", disse Jochen Otterbach, chefe de Veículos com Proteção Especial do BMW Group.

De acordo com a marca, a blindagem atende ao nível autorizado pelo Exército Brasileiro (NIJ-IIIA) e também é certificado pelo Beschussamt - rntidade alemã responsável por regulamentar armas, munições e tecnologia de segurança.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes