Projeto de Lei quer (finalmente) regulamentar moto no corredor; veja regras

Prática comum em todo o Brasil poderá ter novas normas; proposta já passou pela Câmara, mas ainda precisa ser aprovada pelo Senado
O corredor entre os automóveis atualmente é uma "terra sem lei" -- e para chegar a tal conclusão basta observar a atitude de alguns motociclistas que circulam nestes espaços entre os veículos.
Mas isso deve mudar em breve, já que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou uma proposta que autoriza e regulamenta o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos em fila. O Projeto de Lei (PL 5007/13) criará regras para circulação e também multas para o piloto que não as obedecer.
Leia também:
Conheça os oito erros que mais reprovam motociclistas no exame
Culpa do estado nos acidentes de moto inclui CNH e 'armadilhas' no asfalto
Motociclista: veja cinco dicas para melhorar o trânsito para todos
Veja dicas para encarar chuvas de verão e evitar problemas
Cinco atitudes que fazem você perder a garantia da sua moto nova
De acordo com o projeto, circular pelo corredor será permitido somente quando o fluxo de veículos estiver parado ou muito lento (na Europa a regra é exatamente essa e todo motociclista respeita). Além disso, a ultrapassagem deverá ser feita em velocidade reduzida e compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos.
Quando houver mais de duas faixas na pista, as motos só poderão circular por entre as duas mais à esquerda -- exceto que uma seja exclusiva de ônibus.
Coibição de imprudências
Além de regulamentar o uso do corredor, o projeto também pretende coibir manobras perigosas, como passar entre veículos e utilizar a calçada, por exemplo. Tal manobra será considerada infração grave e punível com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira. Nacional de Habilitação).
Quando (e se) aprovada a Lei, caberão aos municípios "planejar, projetar, regulamentar, implantar e operar" esquemas especiais de circulação em vias com volume de tráfego elevado, tudo para melhorar a segurança do trânsito e a adequação das vias. Neste caso, o projeto contempla até a criação de faixas exclusivas para motos em determinadas vias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.