Remodelado, scooter elétrico S1000 tem potência de cafeteira e serve para pequenos trajetos
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Remodelado, o scooter S1000 é o primeiro modelo da linha 2009 da Motor Z a apresentar inovações como, por exemplo, dois motores elétricos (um em cada roda), suspensão telescópica e freio a disco na dianteira, pneus mais largos, além de melhorias no acabamento, design e também na ergonomia.
POTÊNCIA EM WATTS (W) | ||||
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FICHA TÉCNICA | |||||||||||||||||||
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Mas como é na prática pilotar um scooter elétrico? Não vá esperando potência e torque. Esse veículo não foi feito para fortes emoções. Ele foi desenvolvido para circular em locais fechados, já que não poluí, e também em condomínios para auxiliar nas rondas ou até como opção de transporte para quem mora muito próximo do trabalho e trafega por ruas calmas e de pouco movimento.
Em superfície plana, o S1000 chegou a 40 Km/h, com um motor só. Porém, para encarar uma subida, por exemplo, é melhor acionar o segundo motor (ambos de 500 Watts e com corrente contínua). Essa operação é simples, basta acionar um botão que fica no punho esquerdo. Detalhe: a seleção só pode ser realizada com o scooter parado. Com os dois motores ligados, o piloto terá o desempenho otimizado e também uma melhora no quesito dirigibilidade.
O mais estranho é pensar que no scooter elétrico não são necessárias trocas de óleo, revisões periódicas, muito menos esticar a corrente. É conferir a carga da bateria e verificar a pressão dos pneus e sair rodando.
CICLÍSTICA
Na nova versão , o scooter elétrico S1000 traz um quadro mais rígido e resistente. Houve o reposicionamento do chicote elétrico e do carregador bivolt -- 110 e 220 Volts. O S1000 também recebeu melhorias nos quesitos de suspensões e freios.
Na dianteira, ganhou garfo telescópico e freio a disco. Na parte traseira, duplo amortecedor e freio a tambor. Em função de sua proposta, o desempenho do conjunto está bem dimensionado. Acionado ao limite, o freio chega a travar a roda traseira.
Na nova versão, o scooter com tração nas duas rodas recebeu mudanças em sua carenagem frontal, que lembra um pouco a Yamaha Neo CVT, e também oferece uma melhor ergonomia na pilotagem. Para completar, A S1000 ganhou banco com superfície antiderrapante e um bagageiro para transportar pequenos objetos.
(por Aldo Tizzani)
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