Volkswagen terá 20 carros novos no Brasil com R$ 7 bilhões; veja quais são

O diretor-executivo global da Volkswagen, Herbert Diess, fez uma visita rápida ao Brasil nesta semana para anunciar uma expansão do atual plano de investimentos da marca no país. Ao todo a fabricante aplicará R$ 7 bilhões para lançar 20 novos produtos até 2020, sendo 13 com produção nacional e outros sete importados.
Esta conta já engloba a nova família MQB A0 do recém-lançado Polo, da qual também farão parte o sedã Virtus -- com apresentação prévia já agendada para a próxima quinta-feira (16), o SUV T-Cross (meados de 2018) e uma picape compacta-média de nome ainda desconhecido (2019).
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Uma das grandes promessas da Volkswagen é promover um forte rejuvenescimento das matrizes veiculares oferecidas ao consumidor local.
"A renovação do portfólio de produtos é essencial. Em 2015 a idade média dos carros brasileiros era de oito anos. Até 2020 a marca pretende reduzir esse tempo para menos de cinco anos", disse a montadora por meio de comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (14).
Isso significa que "dinossauros" como a atual família do Gol (incluindo Voyage e Saveiro) e também o Fox devem ser descontinuados e, provavelmente, substituídos por novas gerações ou mesmo opções mais adequadas às tendências de mercado em faixas similares de preço.
Outra curiosidade é que a nota em nenhum momento faz qualquer menção a modelos híbridos ou elétricos. A lista completa dos 20 lançamentos está, claro, guardada a sete chaves, mas UOL Carros aponta agora boa parte do que está por vir. Nossas previsões apontam nove dos 13 modelos nacionais e todos os sete importados. Confira:
Novos produtos nacionais da VW
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Polo -- nova geração
Sexta geração do hatch compacto já está ganhando as ruas a partir deste mês. Produção em São Bernardo do Campo (SP).
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Virtus -- inédito
Derivado do Polo, sedã compacto-médio foi desenvolvido especialmente para o mercado sul-americano e será revelado ainda esta semana, ganhando as ruas no primeiro trimestre de 2018. Produção em São Bernardo do Campo (SP). Leia mais
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Golf -- reestilização
Facelift de meia-vida da atual geração do hatch médio deve ser lançada no primeiro semestre do ano que vem. Produção em São José dos Pinhais (PR).
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Golf GTI -- reestilização
Marca provavelmente irá "fatiar" em duas partes o lançamento do Golf 2019, considerando a versão GTI como um produto independente. Produção em São José dos Pinhais (PR).
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T-Cross -- inédito
Em maio de 2018 o tão aguardado SUV compacto da Volkswagen enfim começará a ser montado localmente. Início das vendas será no segundo trimestre. Produção em São José dos Pinhais (PR). Atenção: a unidade da imagem é o conceito T-Cross Breeze, que dará origem ao suvinho, mas que foi criado como um protótipo de "utilitário conversível", por isso não tem capota. Leia mais
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Picape MQB
No princípio de 2019 a marca completará a família MQB A0 com uma picape compacta-média monobloco derivada diretamente do T-Cross, posicionada entre a Saveiro e a Amarok. Produção em São José dos Pinhais (PR). Leia mais
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Gol -- nova geração
Entre 2019 e 20 a Volkswagen finalmente investirá na troca da terceira para a quarta plataforma do Gol. Não espere nenhum tipo de rebuscamento ou estratégia global: modelo deve ter a matriz parcialmente rejuvenescida dentro de um projeto local, de baixo custo. Produção em Taubaté (SP). Leia mais
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Voyage -- nova geração
O sedã Voyage deve seguir os passos do Gol e também mudar de base até 2020. Produção em Taubaté (SP).
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Mini-SUV -- inédito
Um provável substituto do Fox seria um mini-SUV, criado para competir com o Honda WR-V. Esqueça o Taigun, derivado do up! e considerado demasiadamente pequeno. Seria um projeto totalmente novo, quem sabe aproveitando a nova plataforma que está sendo preparada para a nova geração do Gol. Produção a definir.
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O que mais?
O restante da lista ainda é uma grande incógnita, mas é possível especular que pode rolar uma segunda geração do up!, uma nova atualização da Saveiro (caso não seja morta pela picape MQB e aproveitando a cogitada próxima geração de Gol e Voyage) e, ainda, inclusão de novas versões com diferentes tipos de motorização.
Novos produtos importados da VW
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Tiguan -- nova geração
Segunda geração do SUV virá ao Brasil apenas na configuração de entre-eixos esticado e com capacidade para sete passageiros, conforme é produzida para abastecer o mercado americano. Chega na virada de 2017 para 18, importado do México. Leia mais
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Jetta -- nova geração
Sedã médio também troca de plataforma -- vai entrar na sétima geração -- e enfim vai ganhar a matriz modular MQB. Importado do México a partir de meados do ano que vem. Leia mais
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Golf Variant -- reestilização
Perua derivada do hatch também terá o visual retocado e deve ganhar nossas ruas no segundo semestre de 2018.
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Tharu -- inédito
Com o aumento nas dimensões do Tiguan, a Volkswagen abrirá espaço a um novo SUV médio, o Tharu, que virá importado da Argentina em 2019 para encarar o Jeep Compass. Leia mais
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Amarok -- nova geração
Presente no mercado desde o começo da década, a Amarok não deve escapar de passar por uma necessária troca de geração, que deve ocorrer em 2020. Importada da Argentina.
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Passat -- reestilização
Modelo referência em tecnologia da marca no país -- embora com vendas quase nulas na atual geração --, o Passat deve receber atualização visual e de equipamentos até 2019. Importação a definir.
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Touareg -- nova geração
Segunda geração do "suvaço" chegará como modelo de topo da gama até 2019. Importação a definir.
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