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Veja dez carros que custavam muito menos antes da crise econômica

Volkswagen Golf de sétima geração chegou ao Brasil em 2013 custando R$ 67.990; hoje, versão GTI (que naquele ano valia R$ 94.900) pode custar R$ 165.890 - Murilo Góes/UOL
Volkswagen Golf de sétima geração chegou ao Brasil em 2013 custando R$ 67.990; hoje, versão GTI (que naquele ano valia R$ 94.900) pode custar R$ 165.890
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/09/2018 04h00

Muitas coisas influenciam no preço final de um automóvel: valor do dólar; preço de peças, de fornecedores e até taxas de logística; impostos e o próprio lucro da fabricante são os principais fatores.

Nos últimos anos o mercado automotivo brasileiro sofreu uma grande transformação, que aconteceu em parte pela evolução tecnológica dos modelos, mas principalmente pela crise econômica na qual o país viveu.

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Na prática, os carros ficaram mais caros, mas para justificar a alta nos preços os modelos receberam motores mais modernos e incrementos de novas tecnologias, além de maiores recheios de equipamentos -- tudo para, no fim das contas, conseguirem oferecer propostas interessante ao consumidor.

Isso quer dizer que carros que custavam entre R$ 60 mil e R$ 70 mil no começo da década hoje em dia beiram os R$ 100 mil. Modelos de entrada, que antes não passavam de R$ 30 mil, atualmente têm dificuldade em custar menos de R$ 40 mil.

Abaixo, UOL Carros lista dez modelos que custavam muito menos do que você imagina antes dessa reformulação começar -- comparamos os preços atuais com os de 2012-2013, sempre na versão proporcional. Lembra de algum outro exemplo? Deixe no campo de comentários.

Veja como os preços dos carros subiram

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Camaro

    + Preço em 2010: R$ 185 mil (versão SS cupê).
    + Preço em 2018: R$ 315 mil (versão SS cupê).
    + Motor e câmbio (2010): V8 6.2 aspirado de 406 cv e 56,7 kgfm (gasolina) com câmbio automático de seis marchas.
    + Motor e câmbio (2018): V8 6.2 de 461 cv e 62,9 kgfm (gasolina) com câmbio automático de oito marchas. Leia mais

  • Divulgação

    Chevrolet Cruze

    + Preço em 2011: R$ 67.900 (versão LT).
    + Preço em 2018: R$ 96.790 (versão LT).
    + Motor e câmbio (2011): 1.8 16V de 144/140 cv e 18,9/17,8 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de seis marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.4 turboflex de 153/150 cv e 24,5/24 kgfm (/etanolgasolina) com câmbio automático de seis marchas. Leia mais

  • Divulgação

    Fiat Uno

    + Preço em 2010: R$ 27.350 (versão 1.0 de entrada).
    + Preço em 2018: R$ 42.990 (versão 1.0 de entrada).
    + Motor e câmbio (2010): 1.0 Fire flex 4-cilindros de 66/65 cv e 9,2/9,1 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de cinco marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.0 Fire flex 4-cilindros de 75/73 cv e 9,9/9,5 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de cinco marchas. Leia mais

  • Divulgação

    Ford Ka

    + Preço em 2011: R$ 24.500 (versão 1.0 de entrada).
    + Preço em 2018: R$ 45.490 (versão 1.0 de entrada).
    + Motor e câmbio (2011): 1.0 flex 4-cilindros de 72/68 cv e 9,4/9 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de cinco marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.0 flex 3-cilindros de 85/80 cv e 10,7/10,2 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de cinco marchas. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    JAC T5 (T50)

    + Preço em 2016: R$ 59.990 (versão Pack1 JetFlex, de entrada).
    + Preço em 2018: R$ 82.990 (versão Pack2, de entrada).
    + Motor e câmbio (2016): 1.5 VVT JetFlex 16V de 127/125 cv e 15,5/15,7 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de seis marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.6 DVVT de 138 cv e 17,1 kgfm (gasolina) com câmbio CVT que simula seis marchas. Leia mais

  • Divulgação

    Nissan Versa

    + Preço em 2013: R$ 37.390 (versão S).
    + Preço em 2018: R$ 55.040 (versão S).
    + Motor e câmbio (2013): 1.6 16V flex de 111 cv e 15,1 kgfm de torque (etanol e gasolina) com câmbio manual de cinco marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.6 16V flex de 111 cv e 15,1 kgfm de torque (etanol e gasolina) com câmbio manual de cinco marchas. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Peugeot 308

    + Preço em 2012: R$ 53.990 (versão 1.6 Allure M/T, de entrada).
    + Preço em 2018: R$ 69.990 (versão 1.6 THP Business, de entrada).
    + Motor e câmbio (2013): 1.6 flex 4-cilindros de 122/115 cv e 16,3/15,5 kgfm (etanol ou gasolina) com câmbio manual de cinco marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.6 THP Flex 4-cilindros de 173/166 cv e 25 kgfm (etanol ou gasolina) com câmbio automático de seis marchas. Leia mais

  • Divulgação

    Toyota Etios

    + Preço em 2012: R$ 29.990 (versão 1.3, de entrada).
    + Preço em 2018: R$ 49.490 (versão 1.3, de entrada).
    + Motor e câmbio (2012): 1.3 flex de 90/84 cv e 12,8/11,9 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de cinco marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.3 Dual VVTi flex de 98/88 cv e 13,1/12,5 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de seis marchas. Leia mais

  • Divulgação

    Toyota Corolla

    + Preço em 2011: R$ 63.570 (versão XLi, de entrada).
    + Preço em 2018: R$ 90.990 (versão GLi Couro, de entrada).
    + Motor e câmbio (2011): 1.8 16V Dual VVT-i de 144/139 cv e 18,6/18 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio manual de seis marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.8 16V Dual VVT-i de 144/139 cv e 18,6/18 kgfm (etanol/gasolina) com câmbio CVT que simula sete marchas. Leia mais

  • Divulgação

    Volkswagen Golf

    + Preço em 2013: R$ 67.990 (versão 1.4 TSI Highline).
    + Preço em 2018: R$ 112.190 (versão 1.4 TSI Highline).
    + Motor e câmbio (2013): 1.4 TFSI 4-cilindros de 140 cv e 25,5 kgfm (gasolina) com câmbio manual de seis marchas.
    + Motor e câmbio (2018): 1.4 TSI 4-cilindros de 150 cv e 25,5 kgfm (etanol ou gasolina) com câmbio Tiptronic automático de seis marchas. Leia mais

Fonte: UOL Carros