Topo

Salão de Detroit


Salão de Detroit: conheça cinco SUVs que foram revelados no evento

Jonathan Ernst/Reuters
Ford Explorer ST foi um dos destaques da marca norte-americana no Salão de Detroit Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

2019-01-19T08:00:00

19/01/2019 08h00

O Salão de Detroit já foi sinônimo de grandes lançamentos. Se a badalação ficou no passado ("culpa" da atenção dada a eventos como a CES, mais interessante no ponto de vista das fabricantes), a feira ainda é palco de alguns lançamentos interessantes.

Neste ano, o segmento de SUVs (um dos mais aquecidos tanto nos Estados Unidos quanto no resto do planeta) teve cinco novidades importantes -- algumas apenas para o mercado norte-americano e outras para o mundo. Confira!

SUVs que estrearam em Detroit

  • Newspress

    Kia Telluride

    O Telluride é uma das poucas estreias mundiais realizadas em Detroit. Mesmo assim, ele parece ter sido feito para os americanos. O SUV grandalhão pode levar até oito pessoas e tem motor 3.8 V6 de 295 cv. O seletor de modos de condução oferece quatro opções (Smart, Eco, Sport e Comfort), que distribui a força para as rodas de acordo com o modo escolhido.

  • Newspress

    Cadillac XT6

    Detroit foi palco da revelação do XT6. O novo SUV intermediário da Cadillac será posicionado entre os modelos XT5 e Escalade. Movido por um motor 3.6 V6 de 314 cv, o carro tem design mais esportivo que a maioria dos modelos da marca. Luxo e sofisticação estão garantidos com itens como bancos dianteiros com ventilação nos encostos, banco traseiro com sistema de aquecimento e revestimento de couro em semi-anilina.

  • Wang Ping/Xinhua

    GAC Entranze

    O Entranze marca o retorno da chinesa GAC ao Salão de Detroit, onde estiveram pela primeira vez em 2013. Desta vez, porém, a empresa diz que veio para ficar. O conceito é o primeiro modelo desenvolvido pela marca em seu novo estúdio de design, na Califórnia. Com espaço para sete passageiros (distribuídos na exótica configuração de bancos 3+2+2), o carro tem portas corrediças de vidro com abertura em sentidos opostos para facilitar o acesso á cabine. A empresa (que pretende vender carros nos EUA) não divulgou detalhes sobre o veículo, mas afirmou que ele tem propulsão elétrica.

  • Rebecca Cook/Reuters

    Ford Explorer

    O Explorer já foi vendido no Brasil entre as décadas de 1990 e 2000, mas acabou cedendo espaço para o Edge. Lá nos EUA, porém, o SUV continua firme e forte, e acaba de ganhar nova geração. Destaque para a versão ST, equipada com um motor 3.0 EcoBoost de 405 cv e torque máximo de 57,3 kgfm. A transmissão automática de 10 marchas é a mesma utilizada pela picapona Raptor e Mustang.

  • Newspress

    Infiniti QX

    O QX ainda é apenas um carro-conceito, mas antecipa o que a Infiniti pretende lançar nos próximos anos. Trata-se de um SUV médio movido a eletricidade com design limpo e elegante. As portas com abertura em sentidos invertidos dá acesso ao sofisticado interior, que utiliza materiais inspirados nas tradições japonesas.

Mais Salão de Detroit