Conceitos de Frankfurt andam sozinhos e até viram parte da casa; assista

Como acontece já há alguns anos nas mais importantes mostras internacionais de automóveis, o Salão de Frankfurt 2017 caprichou na oferta de carros-conceitos, os grandes responsáveis por indicar quais serão os caminhos que a indústria do automóvel vai percorrer no futuro.
Nesta edição, os modelos eletrificados e equipados com sistemas de condução autônoma tiveram grande destaque, com modelos de diferentes tamanhos e propostas superinteressantes. Listamos cinco destaques.
SIGA UOL CARROS
+ Inscreva-se no canal do Youtube: https://goo.gl/B4mHyi
+ Instagram: https://www.instagram.com/uolcarros/
Cinco propostas para o futuro
-
Audi Aicon Concept
A marca das quatro argolas apresentou a nova geração do A8, um conceito chamado Elaine e o Aicon. Mais futurista, este último é um sedã superluxo com apenas dois lugares que dispensa volante e pedais para antecipar um cenário de condução autônoma extrema (nível 5, enquanto o Elaine está no nível 4 e o A8, no nível 3), em que nenhuma interferência humana se faz necessária. Toda sua iluminação é feita por painéis digitais e a autonomia pode chegar a 600 km.
-
Mini Electric Concept
Até a tradicional britânica Mini, que pertence ao grupo BMW, se rendeu à era dos carros elétricos. O conceito elétrico apresentado no Salão deixa claro que o pequeno hatch (que nem é mais tão pequeno assim) vai ganhar uma variante movida a eletricidade já na atual geração -- algumas versões do modelo, como o Cooper Countryman, já contam com tecnologia híbrida plug-in. A promessa do primeiro Mini 100% elétrico é surgir em 2019.
-
Renault Symbioz Concept
Renault Symbioz é o protótipo pensado para se integrar à rotina e até à casa do proprietário. As funções de carro e domicílio se conectam via WiFi, o que permite ao veículo (100% autônomo) se adaptar sozinho à vida de seus usuários e interagir com sua casa e a cidade. No "modo carro", tem dois motores elétricos, autonomia de 500 quilômetros e faz de 0 a 100 km/h em 6 segundos. O nome remete ao termo "simbiose", de interação entre seres vivos, mas também por conta da integração entre as empresas que bolaram o projeto: além da Renault, LG (telas), Ubisoft (sistema operacional), Devialet (comunicação), Sanef (navegação), TomTom (navegação autônoma), IAV (engenharia) e Philips (iluminação) se esforçam para torná-lo realidade até 2023.
-
Mercedes-Benz EQA Concept
Segundo a empresa, as letras "EQ" significam inteligência elétrica, enquanto o "A" faz referência à carroceria hatch compacta -- o EQA é um pouco maior que o atual Classe A e, em um futuro breve, pode inspirar seu substituto. Tem dois motores elétricos (um em cada eixo), tração sob demanda e diferentes modos de condução, podendo chegar à autonomia máxima de 400 quilômetros.
-
BMW i Vision Dynamics Concept
Aposta da marca bávara é neste cupê de quatro portas totalmente elétrico, possível rival do Tesla Model S. Proposta é oferecer um carro de condução autônoma com 600 quilômetros de autonomia, a mesma do Aicon, mas sem perder a capacidade de divertir os passageiros, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4 s. Na linha "i" de carros eficientes da BMW, ele deve ser posicionado entre o i3 e o i8.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.