Topo

A era turbo chegou: conheça os carros turbinados mais vendidos do Brasil

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Colaboração para o UOL

27/10/2017 04h00

Antes restritos a carros tunados e de competição, o turbo tem ganhado mais espaço em modelos de produção em série como uma das tecnologias mais importantes da era do "downsizing" -- que, resumidamente, consiste em fazer motores menores renderem o mesmo ou até mais potência e torque que unidades de maior cilindrada, oferecendo ao mesmo tempo menor consumo de combustível e emissão de poluentes.

Em linhas gerais, o segredo do turbo consiste em aproveitar os gases de saída do escapamento para fazer rodar uma turbina que injeta maior quantidade de ar no sistema de admissão do motor, gerando mais potência e torque. A prova disso é que existe atualmente no mercado motores turbinados de 1,0 litro que rendem o mesmo que propulsores 2.0 mais antigos.

Por conta das metas de eficiência energética impostas às montadoras no Brasil pelo Inovar-Auto, em vigor desde 2013 e que se se encerra no fim deste ano -- e se aproveitando da proliferação do turbo na Europa e nos Estados Unidos pela mesma razão -- as fabricantes locais multiplicaram a oferta de modelos turbinados no país nos últimos cinco anos, incluindo até produção local da tecnologia (Volks, Ford e Chevrolet são marcas consideradas "grandes" que incorporaram o uso do turbo em modelos de grande volume de vendas).

Com as novas metas de eficiência a serem anunciadas pelo governo federal para o Rota 2030, que passa a vigorar no ano que vem em substituição ao Inovar-Auto, a tendência é que nos próximos anos veremos ainda mais carros nacionais com motores turbinados, assim como mais modelos com tecnologia flex e até com propulsão híbrida.

Até lá, para satisfazer sua curiosidade, confira a lista com os dez carros de passeio equipados com motor turbo mais vendidos do Brasil, nacionais ou importados, sem incluir veículos movidos a diesel, cujos motores sempre são turbinados. As informações são da consultoria Jato Dynamics do Brasil e referentes aos emplacamentos de janeiro a setembro de 2017. Cada modelo é acompanhado do número de unidades turbinadas vendidas e o respectivo percentual sobre o total de emplacamentos.

Os turbinados em alta

  • Chevrolet Cruze (hatch e sedã)

    19.579 unidades
    99,56% do mix (inclui unidades do modelo antigo, 1.8 aspirado, vendidas em 2017)

  • Volkswagen up!

    12.110 unidades
    45,52% do mix

  • Volkswagen Jetta

    5.668 unidades
    100% do mix (todas as versões são turbo)

  • Honda Civic

    3.746 unidades
    17,16% do mix

  • Divulgação

    Hyundai New Tucson

    3.466 unidades
    100% do mix (todas as versões são turbo)

  • Murilo Góes/UOL

    Audi Q3

    3.210 unidades
    100% do mix (todas as versões são turbo)

  • Volkswagen Golf

    3.160 unidades
    95,75% do mix

  • Divulgação

    Hyundai HB20 e HB20S

    2.881 unidades
    3,63% do mix

  • André Deliberato/UOL

    Ford Fusion

    2.841 unidades
    89,05% do mix

  • BMW X1

    2.755 unidades
    100% do mix (todas as versões são turbo)

Fonte: Jato Dynamics do Brasil