Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Renault Kardian chegou: veja preços, versões e primeiras impressões do SUV

O mais importante lançamento da Renault do Brasil nos últimos anos chega amanhã (20) às concessionárias.

Trata-se do SUV compacto Kardian, que chega para concorrer com modelos como Fiat Pulse e VW Nivus, trazendo porte de hatch. mas com maior vão livre do solo.

Equipado com o novo motor 1.0 turbo turbo flex, da mesma família do 1.3 turbo de Duster e Oroch, o lançamento da marca francesa traz câmbio automatizado de seis marchas e duas embreagens.

Este é também o primeiro produto feito sobre a base RGMP (sigla em inglês para plataforma modular do Grupo Renault), que dará origem a um SUV médio (como Compass, Corolla Cross e Taos) que deverá ser o primeiro híbrido flex da marca francesa.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Outro modelo esperado para essa plataforma é a nova Oroch, que deve ser inspirada no protótipo Niagara, mostrado no ano passado. Assim como o Kardian, esse produto deve ser fabricado em São José dos Pinhais (PR).

O Kardian não vai tirar o Duster de linha: está posicionado abaixo do SUV maior, que deverá viver mais alguns anos na atual forma até mudar de geração, a ser feita sobre a base RBMP, abandonando a plataforma da Dacia, que por enquanto também é usada na Oroch.

Versões e preços

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

O Kardian chega em três versões, cujos preços serão mantidos iguais aos da pré-venda, aberta em fevereiro. A de entrada, Evolution, custa R$ 112.790. É a única com freio de estacionamento manual. Traz também seis air bags, faróis Full-LEDs (sem sistema antiofuscamento, diferentemente de Pulse e Nivus), sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, central multimídia com tela de oito polegadas e painel digital de sete. A partida é por botão.

A intermediária, a R$ 122.990, é a Techno, que já incorpora importantes sistemas de assistência à condução, como frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal. É a partir dela que o carro passa a ter o freio de estacionamento elétrico. Outro destaque são as barras de teto, que podem ser posicionadas de maneira longitudinal ou transversal (há uma chave para travar e destravar o sistema).

O Kardian Techno vem também com rodas diamantadas de 17 polegadas. As da opção de linha, Premiere Edition, são também de aro 17, porém com acabamento escurecido. Esta versão, que custa R$ 132.790, tem controlador de velocidade adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e câmera multivisão (dianteira, traseira e lateral, mas sem vista aérea).

A Premiere Edition conta ainda com sensores de estacionamento dianteiro e crepuscular, faróis de neblina, carroceria bicolor e detalhes de couro nos bancos. Traz também modos de condução e iluminação personalizável na cabine, além de carregador de smartphones sem fio.

Na comparação com Pulse e Nivus, o Kardian tem coisas exclusivas, embora fique devendo os faróis antiofuscamento. Dentre seus diferenciais na respectiva categoria estão a câmera multivisão e modos de condução capazes de mudar mais padrões do que no Fiat. Além disso, só a opção esportiva deste último conta com freio de estacionamento elétrico.

Quanto ao ACC, este é oferecido no Nivus, mas não no Pulse. Já o Fiat traz leitor de faixas com função de correção, que o Renault não tem.

Continua após a publicidade

Design e acabamento

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Kardian tem entre os destaques visuais a grade escurecida e a estreia do novo logotipo da Renault em um carro brasileiro. O conjunto ótico traz os faróis de uso diurno finos, na parte de cima, e os principais, maiores, logo abaixo - "moda" criada no Brasil pela Fiat Toro.

Atrás, o produto traz lanternas tridimensionais. A versão testada e mostrada em detalhes pela Renault é a Premiere Edition. Embora traga detalhes com imitação de couro nos bancos, estes são dominados pelo revestimento de tecido.

O acabamento de portas não impressiona, mas a iluminação personalizável nessa parte deixa o ambiente mais bonito. O painel de instrumentos personalizável também pode mudar de cor, e exibir ou não conta-giros.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

A imagem da câmera traseira demora muito a aparecer após o engate da ré, e também leva tempo para desaparecer ao final da manobra. Isso pode atrapalhar caso o motorista esteja usando GPS no Android Auto e no Apple CarPlay, que têm conexão sem fio.

O volante multifuncional tem ajustes de profundidade e altura. Porém, não há amortecimento. Ao soltar a alavanca na coluna de direção, ela cai de uma vez.

O porta-malas de 358 litros é fundo e promete acomodar bagagens como outros dos principais modelos da categoria de SUVs compactos. Dentre os SUVs subcompactos, é bem maior do que o do Pulse e menor do que o do Nivus.

O Kardian tem 4,12 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos. Acomoda bem duas pessoas atrás, mas não há saídas de ar nessa parte do carro. O Renault tem quatro entradas USB na cabine - três do tipo C e uma do tipo A.

Desempenho

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

O motor 1.0 turbo tem números interessantes: 120 cv com gasolina e 122 cv com etanol. O torque é de 22,4 kgfm a 2.240 rpm. São números semelhantes aos dos rivais. O Pulse é mais potente (130 cv com álcool).

Já o Nivus entrega menos com gasolina (116 cv) e mais com etanol (128 cv). O Kardian anda bem? Apesar de uma certa oscilação no início da aceleração, ele responde com muita agilidade logo que embala. Os modos de condução interferem nas repostas de câmbio, acelerador e direção, e também mudam as cores da cabine e painel.

Há os modos econômico, esportivo e My Sense. No mais apimentado, as respostas do carro ficam mais rápidas. Já as mudanças na direção elétrica são menos sutis. Ela responde bem em alta velocidade, mas poderia ter um pouco mais de peso para passar mais segurança em curvas travadas.

A suspensão tem um ajuste para o conforto e filtra bem impactos com o piso, apesar de leves baques em alguns trechos mais irregulares. O propulsor de três cilindros não apresenta vibração em movimento. Mas, com o carro parado, sim - isso pode incomodar em uma situação de trânsito, por exemplo.

De acordo com dados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), na cidade o consumo do Kardian é de 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol. Na estrada, os dados são de 13,9 km/l e 9,7 km/l, respectivamente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes