Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Por que a Caoa Chery está complicando a vida de outras montadoras no Brasil

Quem acompanha o mercado de carros a essa altura já sabe disso. Mas, se você ainda não sabe, lá vai: o segmento de SUVs se tornou o maior do Brasil, superando o de hatches não apenas em número de produtos oferecidos, mas também em volume de vendas. Nesse universo de utilitários esportivos com variados tamanhos, tipos e até algumas carrocerias controversas, os campeões de bilheteria são os compactos.

Tanto que, das dez maiores montadoras do Brasil, apenas uma não tem um SUV compacto (ou mais de um para chamar de seu): a Toyota. Mas, ainda em 2024, a marca japonesa resolverá esse problema, com a chegada do Yaris Cross.

Pois essa é a categoria que a Caoa Chery resolveu atacar nesse início de ano. A empresa, parceria entre a brasileira Caoa e a chinesa Chery, lançou uma nova versão do Tiggo 7, a Sport. Com 4,50 metros de comprimento, tem tamanho, espaço e porta-malas de SUV médio, como Compass, Taos e Corolla Cross, e preço de compacto.

Aliás, é com os médios que o Tiggo 7 sempre brigou - e continua brigando, em suas versões mais caras. Mas a opção Sport chega com um preço que destoa completamente nessa categoria - e, aqui, vou arredondar as tabelas, ok? Nada de 990 ou 790 no final do preço.

O Tiggo 7 Sport custa R$ 135 mil. Acima dele, o segundo SUV médio mais barato do Brasil, Corolla Cross XR, sai por R$ 162.600. O Eclipse Cross Rush vai a R$ 170 mil. Taos Comfortline é tabelado em R$ 181.400 e Compass Sport, a R$ 185 mil. Assim, o Caoa Chery custa R$ 27.600 a menos do que o "rival" mais em conta.

SUVs compactos na mira

Caoa Chery Tiggo 5X Sport
Caoa Chery Tiggo 5X Sport Imagem: Jorge Moraes/UOL

A Caoa Chery tem na mira, com a nova versão Sport, não os médios, mas os compactos - segmento no qual, inclusive, tem já um representante: o Tiggo 5X.

Este, aliás, também traz uma versão Sport, por R$ 115 mil, enquanto o Tiggo 5 Pro sai por R$ 130 mil. De volta ao Tiggo 7 Sport, o Caoa Chery médio é até mais barato do que algumas versões intermediárias dos SUVs compactos (as mais vendida na maioria das gamas).

Continua após a publicidade

Isso deve criar uma complicação e tanto para as demais montadoras. Um bom termômetro está em meu perfil no Instagram, em vídeo do Renault Kardian, que já tem 270 mil visualizações. O conteúdo é sobre a opção de topo do SUV semicompacto (rival de Pulse e Nivus), tabelada em R$ 132.790 na pré-venda.

Cerca de 90% dos comentários são sobre o valor pouco mais de R$ 2 mil inferior ao do Tiggo 7 Sport. E a maioria afirma que prefere fazer esse investimento para ter o Caoa Chery na garagem, em vez do Kardian. Detalhe: o novo Renault não é nem mesmo SUV compacto. É subcompacto.

Comparativo de preços

Quais SUVs compactos são mais caros do que o Tiggo 7 Sport? Aqui, listei alguns produtos que estão na lista dos mais vendidos da categoria e têm motor turbo, como o Caoa Chery (leia detalhes sobre a nova versão abaixo).

O Hyundai Creta 1.0 turbo, líder do segmento em 2024, sai por R$ 138 mil na versão Comfort Plus e R$ 168 mil na opção Platinum Safety com teto solar, a topo de linha com esse propulsor.

Já o campeão de vendas do ano passado, T-Cross, custa R$ 161 mil na versão Comfortline 1.0 turbo e R$ 176 mil na Highline 1.4 turbo. Outros exemplos são Jeep Renegade (Sport a R$ 144 mil e Longitude Dark a R$ 168 mil, ambas 1.3 turbo) e HR-V 1.5 turbo (R$ 188.500 na Advance e R$ 200 mil na Touring).

Continua após a publicidade

O renovado Duster Plus, por sua vez, tem tabela de R$ 156 mil na única configuração turbo - com motor 1.3 -, a Iconic. Nesse cenário, dá para entender a empolgação do consumidor para ter um SUV médio mais barato do que um compacto.

Isso porque o Tiggo 7 Sport traz mais espaço e mais porta-malas que a maioria dos compactos. Mas o que as demais montadoras devem fazer a relação a isso? O mais óbvio seria reduzir os preços dos SUVs compactos que podem perder espaço para o Caoa Chery.

Isso, porém, ainda não aconteceu. Talvez porque, antes de tomar essa decisão, as montadoras estejam analisando o que vai ocorrer de fato. Em primeiro lugar, mesmo que o consumidor de SUVs compactos transforme o desejo pelo Tiggo 7 Sport em compra consumada, a Caoa Chery terá mesmo exemplares suficientes para cobrir essa procura?

A oferta conseguirá suprir a demanda? Há, ainda, um outro ponto: dá para manter um preço tão competitivo por tanto tempo ou a Caoa Chery fará reajustes nos próximos meses?

Caso não aumente a tabela do Tiggo 7 Sport, as demais montadoras terão de repensar seus preços. Afinal, o produto montado em Anápolis (GO) mostrou que isso é, sim, possível.

O que o Tiggo 7 Sport perdeu

Interior do novo Tiggo 7 Sport, da Caoa Chery
Interior do novo Tiggo 7 Sport, da Caoa Chery Imagem: Jorge Moraes/UOL
Continua após a publicidade

Para ficar mais barato, o Tiggo 7 Sport passou por muitas mudanças ante o Pro, que custa R$ 170 mil. O motor 1.6 turbo, de 187 cv, foi trocado pelo 1.5 turbo de 150 cv.

Já o câmbio automatizado de duas embreagens deu lugar ao sistema CVT. Além disso, o SUV perdeu equipamentos, como as câmeras de 360 graus e algumas tecnologias de assistência à condução, a exemplo do ACC (controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes