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Volkswagen volta a ter o carro mais vendido do ano após uma década

A primeira quinzena de dezembro está acabando com um grande resultado para a Volkswagen. A montadora voltará à liderança do segmento de carros de passeio no mercado brasileiro. E com um modelo que ocupará essa posição pela primeira vez: o Polo.

É a primeira vez em uma década que a marca terminará o ano com a liderança dos carros de passeio. A última vez que isso ocorreu foi com o Gol, primeiro colocado absoluto entre 1987 e 2013.

Fabricante do Fusca e do Gol, os mais longevos líderes do mercado nacional, a Volkswagen perdeu protagonismo no ranking nos últimos anos. Primeiro, foi superada pelo Fiat, com o Palio. Em seguida, o Onix assumiu o primeiro lugar.

O Polo, por sua vez, estava em plena decadência até o fim de 2022. Chegou a aparecer fora da lista dos 40 carros mais vendidos do Brasil. Mas, no ano passado, recebeu reestilização e ficou mais barato, voltando a ganhar destaque entre os modelos mais emplacados.

Mas foi o lançamento da versão Track, de entrada, que impulsionou de vez o produto. E será a grande responsável pelo inédito primeiro lugar. Vale ressaltar, no entanto, que o Polo fechará 2023 como líder apenas entre os carros de passeio.

Isso porque, considerando também os comercias leves, ele ficará atrás da Strada, que parte para seu terceiro ano seguido de liderança no mercado brasileiro de veículos. Em 2021, a picape superou o Onix e, desde então, não saiu mais da primeira posição.

Disparada do Polo em dezembro

Se ficará atrás da Strada no acumulado de 2023, o Polo talvez supere a picape no resultado mensal de dezembro. Isso porque o modelo está com vendas em disparada desde os cinco primeiros dias deste mês.

De 1º a 14 de dezembro, foram emplacadas 8.191 unidades do Polo, de acordo com números preliminares divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O segundo colocado no resultado parcial é o HB20, com 6.086 exemplares vendidos.

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A Strada aparece na terceira posição (4.916) e o Creta na quarta (4.626). O Onix, único que ainda ameaçava a liderança do Polo, é o quinto colocado no período, com 4.204 unidades vendidas.

Acumulado de 2023

Quando o mês de novembro terminou, o Polo liderava o ranking de carros de passeio, com 93.246 emplacamentos. O Onix, no entanto, ainda tinha chances de superar o modelo da Volkswagen, pois aparecia com cerca de 2.000 exemplares de desvantagem.

Agora tudo mudou. Com a disparada de vendas, o Polo passou a acumular 101.437 unidades vendidas de 1º de janeiro a 14 de dezembro. O Onix, por sua vez, tem 95.408. A vantagem do Polo aumentou para 6.029 exemplares.

Faltando dez dias úteis para o fim do ano (não há emplacamentos em finais de semana e feriados), o Onix teria de somar todos esses exemplares extras. Essa missão não é impossível. Mas, ao mesmo tempo, o Polo não poderia ter uma única unidade vendida, o que não vai ocorrer.

Assim, em condições normais de mercado, não dá mais para o Onix passar o Polo, que já pode celebrar sua vitória. Ao menos, o modelo da Chevrolet garantiu o segundo lugar entre os carros de passeio, mesmo com a desvantagem que nesse momento tem em relação ao HB20 no resultado parcial de dezembro.

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Isso porque o Hyundai acumula de 1º de janeiro a 14 de dezembro 85.364 emplacamentos. Ou seja: a vantagem do Onix ante o HB20 é ainda maior que sua desvantagem para o Polo. Já considerando todo o mercado de automóveis e comerciais leves, a Strada garante o primeiro lugar com 114.654 unidades vendidas.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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