Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

GWM Ora 03 x BYD Dolphin: veja qual é o melhor elétrico do Brasil

Antes que você conteste o título, vai uma explicação. Como produto, existem inúmeros modelos elétricos superiores ao BYD Dolphin e ao GWM Ora 03. Como custo-benefício, eles são insuperáveis. E esse é o principal fator para definir o conceito de melhor. Afinal, quando o céu é o limite, não há limites para a tecnologia - mas restam pouquíssimas pessoas que podem pagar.

Em setembro, o BYD Dolphin alcançou as 1.036 unidades vendidas para se tornar, com ampla margem, o carro elétrico mais emplacado do Brasil - à frente, inclusive, de alguns modelos a combustão importantes. Nem dá para dizer que foi inesperado. Afinal, aqui temos um modelo com preço equivalente aos dos SUVs compactos mais comercializados e repleto de tecnologia.

BYD Dolphin
BYD Dolphin Imagem: Rafaela Borges/UOL

Mas é claro que a montadora sempre dirá que seu carro é um sucesso. O fato só saberemos em janeiro, após o primeiro mês cheio de vendas do GWM Ora 03. Isso porque as entregas estão previstas para começar entre novembro e dezembro.

O foco aqui hoje é o GWM Ora 03. Após apresentar a versão GT (topo de linha) no Festival Interlagos, há dois meses, e o de entrada (Skin) em agosto, a montadora chinesa promoveu o primeiro contato com o carro em movimento, em avaliação urbana. Ao final, no entanto, vou apontar qual é melhor em cada aspecto: o novato (Ora 03) ou o líder (Dolphin).

Avaliação do Ora 03 GT

A versão topo de linha foi a primeira oferecida pela GWM para teste. E, aqui, o Ora 03 mostrou uma desvantagem ante sua equivalente na linha Dolphin, a opção Plus. É mais cara (R$ 184 mil) e menos potente (171 cv). Porém, mudando de versão, o demérito transforma-se em vantagem.

O Ora 03 Skin também tem 171 cv e 25,5 kgfm de torque, ante os 95 cv do Dolphin de entrada. O preço é de R$ 150 mil, apenas R$ 200 a mais que o concorrente. O que muda é a capacidade da bateria, maior no GT (veja mais abaixo). Isso (e um ajuste do conjunto mais voltado à esportividade) acaba levando o topo de linha a ser um pouquinho mais rápido. Mas só um pouquinho.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

A impressão é de que ele é capaz de fazer 0 a 100 km/h em menos que os 8,2 segundos divulgados pela GWM. Mas não se engane, porque os elétricos enganam. Eles são realmente muito fortes início da aceleração, mas depois perdem ímpeto. É por isso que as fabricantes dos mais fraquinhos gostam de divulgar o 0 a 50 km/h.

O Ora 03 também se destaca pelo bom equilíbrio ao rodar e as respostas precisas da direção. Além disso, é cheio de assistências à condução, como sistema de monitoramento externo (mostra aproximação de motos e pessoas, por exemplo, no painel), ACC e leitor de faixas com função de centralização.

Essas são coisas que, segundo a GWM, estarão também no Ora 03 Skin. Já o Dolphin de entrada não as traz. Por outro lado, novo carro apita demais em uma condição de trânsito. E a centralização de faixas é muito intrusiva, daquelas que ficam o tempo todo trabalhando para jogar o carro no centro.

São coisas que podem irritar o motorista, que possivelmente vai desligar a ação de algumas assistências no dia a dia do trânsito. A câmera 360 tem vista aérea, função 3D e funciona em congestionamentos e manobras. Mas é inferior à do BYD, que tem mais opções de visualização e pode ser acionada a qualquer momento.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O multimídia, sensível ao toque, é fácil de usar e rápido, mas está um passo atrás em funcionalidade e charme do sistema do modelo da BYD. Já o acabamento impressiona. Todas as superfícies são emborrachadas e usam materiais soft touch. O painel interno tem um aspecto retrô com muita sofisticação. É um interior bonito e bem-feito.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O que o Ora 03 GT tem a mais

O Ora GT se diferencia do Skin por visual, equipamentos e bateria. Esta traz 63 kWh, ante os 48 kWh da versão mais simples. O principal ganho é em autonomia. De acordo com a aferição do Inmetro, o GWM roda 319 km por recarga (os ensaios da opção de entrada ainda estão sendo feitos, mas ele terá número inferior).

A recarga completa do Ora GT em carregadores de 11 kWh leva cinco horas e em 7,6 kWh, oito. A GWM vende um Wallbox com a segunda capacidade em parceria com uma empresa de energia. São R$ 4.800, mas sem instalação (que varia conforme local e sistema pré-existente).

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

Quanto aos equipamentos, além dos já citados no tópico acima, o Ora GT traz a mais carregador de smartphone sem fio, banco com memória, massagem e que se afasta eletricamente para facilitar o acesso do motorista e teto solar panorâmico.

No Skin, esse recurso, além de não ser panorâmico, é opcional de R$ 10 mil. Outro diferencial do GT é a abertura elétrica do porta-malas.

Qual é melhor

Ora 03 e Dolphin estão dividindo a opinão do público. Em meu Instagram, fiz uma enquete pedindo para os seguidores apostarem em qual venderá mais. 56% dos votantes são do time Ora 03 e 46% colocam suas fichas no Dolphin. Essa briga promete ser a melhor do início de 2024 no ranking de emplacamentos.

Abaixo, mostro qual é melhor, ponto a ponto. No geral, estou avaliando a gama. Exceto no último quesito, desempenho. Aqui, a avaliação é das versões de entrada. Isso porque ainda não foi possível testar o Dolphin Plus, cujo conjunto é bem mais forte do que do mais simples (diferentemente do que ocorre com o Ora 03).

Espero poder fazer ainda este ano o comparativo completo entre Ora 03 e BYD Dolphin.

Continua após a publicidade

Preço - Dolphin (gama)
Design - Ora 03
Acabamento - Ora 03
Porta-malas - Dolphin
Espaço interno - Dolphin
Ergonomia - Empate
Equipamentos - Ora 03
Painel de instrumentos - Ora 03
Central multimídia - Dolphin
Câmera 360 - Dolphin
Dirigibilidade - Empate
Desempenho - Ora 03 (versões de entrada)

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes