Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
ReportagemCarros

Fim do Porsche 911? O que deve acontecer com o esportivo na era elétrica

Em fevereiro deste ano, a Lamborghini apresentou o Invencible e o Autentica, respectivamente cupê e conversível que representam o fim dos motores V12 na marca italiana. Eles são os últimos a trazer esse tipo de propulsor. Daqui para a frente, a montadora entra em sua era híbrida, usando sempre auxílio de eletrificação nos produtos.

A Jaguar, por sua vez, trouxe ao Brasil este ano o F-Type 75. O modelo marca o fim da era dos esportivos a combustão da montadora inglesa, iniciada 75 anos atrás. A Jaguar está em processo de reposicionamento e se tornará uma marca com linha 100% eletrificada.

Mas, nesse clima de despedida, o que acontecerá com o esportivo mais icônico e longevo da história, o 911? Para contextualizar, a Porsche é uma das montadoras europeias que não aderiram ao futuro 100% elétrico.

Ainda assim, a marca aposta forte na eletrificação. Para a próxima década, o plano é que 80% de sua linha seja eletrificada. Os outros 20% serão compostos por produtos a combustão.

E o 911?

Imagem
Imagem: Divulgação

O 911 será um dos modelos que vão compor os 20% de produtos a combustão? É provável, mas fato é que os planos para o esportivo na próxima década ainda estão guardados a sete chaves. No entanto, já está confirmado que a atual geração, 992, não é o fim do modelo.

Em breve, será lançada a versão de meio de vida dessa geração, cujo código é 992-2. Nessas reestilizações, os modelos da Porsche não recebem apenas mudanças estéticas. Aliás, elas são bem discretas, especialmente no 911. As principais modificações são sempre mecânicas, com motores mais potentes, ajustes de suspensão e melhorias aerodinâmicas.

No caso do 911 992-2, o modelo terá pela primeira vez versão híbrida. No entanto, não haverá uma opção 100% elétrica. Por enquanto, o produto com propulsor a bateria da linha Porsche é o Taycan.

Continua após a publicidade

Mas isso em breve vai mudar. Deve ser lançada em 2024 a segunda geração do Macan, que terá apenas versão 100% elétrica. Esse produto, no entanto, conviverá com alguns anos com o atual, a combustão. A Porsche quer fazer essa transição gradualmente, para continuar atendendo aqueles clientes ainda não preparados para o mundo automotivo a eletricidade.

Quando a mudança vai ocorrer

Embora a Porsche não confirme a data de chegada do 992-2, esta deve ocorrer ainda em 2024. O ciclo de vida de uma geração do modelo vai de sete a oito anos. Porém, as mudanças de meio de vida são feitas geralmente de quatro a cinco anos após o lançamento.

O atual 911, geração 992, foi apresentado em novembro de 2018, durante o Salão de Los Angeles (EUA). A chegada às concessionárias ocorreu em 2019. Ou seja: em 2024, completará cinco anos de mercado.

Além disso, o 911 tem diversas versões, e elas vão sendo lançadas pela Porsche aos poucos, ano a ano. Uma das últimas é a GT3 RS, que acaba de chegar ao Brasil. Isso é mais um indício que o 992-2 já poderá estar entre nós no ano que vem.

Que versões serão lançadas?

O lançamento de novas gerações e mudanças de meio de vida do 911 têm começado pelos modelos Carrera e Carrera S. Em seguida vêm configurações Turbo e Turbo S. Depois, é a vez do GTS, Targa e GT3. Por fim, a GT3 RS.

Continua após a publicidade

Nem todas, no entanto, ganham releitura na mudança de meio de vida. Porém, o 991 991-2 veio com versões que não estavam no 991, como a GT2 RS, a mais potente e esportiva da linha.

Para a geração 992-2, são esperadas opções Carrera e Carrera S, que podem ser as primeiras a chegar, e Turbo e Turbo S. O 911 GT3 RS deve ganhar atualizações? Isso pode ocorrer mas, com leis sobre emissões cada vez mais rígidas na Europa, homologar um carro com motor aspirado, como o que esta versão usa atualmente, tem sido cada vez mais complicada.

E quanto à versão híbrida? Ela conviverá com os modelos a combustão na geração 992-2. Além disso, seu motor elétrico deverá ser focado em aprimoramento da performance, algo que não é inédito na Porsche. Essa solução já foi usado pelo lendário esportivo 918.

E quanto à próxima geração?

O Porsche 911 chegará à era 993? Na verdade, esse código já foi usado na terceira geração do modelo. Portanto, após o 992-2, se o 911 sobreviver, trará outro número de identificação.

De acordo com rumores que circulam na imprensa europeia, o 911 deve sobreviver após 2030, em nova geração. Porém, nesse caso, virá com ao menos uma versão 100% elétrica, algo que já deve ocorrer com os próximos Boxster e Cayman, em meados desta década.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes