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SUVs de R$ 1 milhão: novo BMW X7 consegue ser melhor do que o Range Rover?

Novo BMW X7 2023 - Rafaela Borges/UOL
Novo BMW X7 2023 Imagem: Rafaela Borges/UOL

Colunista do UOL

13/02/2023 04h00

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A nova geração do Range Rover chegou provocando comoção nos brasileiros no terceiro trimestre do ano passado.

Desde meu primeiro contato com o carro, teve imensa repercussão todo o conteúdo que postei sobre o Land Rover em minhas redes sociais. Ele impressionou pela tecnologia e, principalmente, pelo luxo e pela comodidade.

Dentre os principais rivais do Range Rover no mercado brasileiro está o Mercedes-Benz GLS. E, neste ano, deverá vir também a versão renovada do X7, da BMW.

Dependendo de quando chegar, ele terá uma boa vantagem competitiva ante o Land Rover: os sete lugares.

O Range Rover também tem essa possibilidade, mas apenas na versão de entre-eixos estendido, que ainda não foi lançada no Brasil. Agora é saber qual dos dois virá primeiro: Land Rover de sete lugares ou X7.

Eu tive meu primeiro contato com o X7 durante um evento da BMW no México. O modelo renovado já está à venda naquele país - ele começou a ser distribuído nos mercados internacionais em agosto.

A versão que conheci foi a M60, com motor V8. Seu preço no México é equivalente a US$ 135 mil (cerca de R$ 700 mil). Aqui no Brasil, porém, custará bem mais (falarei do preço mais adiante).

Isso se a versão M60 vier. É muito provável que a BMW traga realmente o novo X7. Porém, a opção a ser importada ainda está em fase de definição.


X7 x Range Rover

Novo BMW X7 2023 traseira - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL

A M60, no entanto, seria um grande acerto, se a missão for combater o impacto do Range Rover. Isso porque as versões a gasolina do Land Rover têm o V8 de 530 cv, exatamente a mesma potência dessa configuração do BMW. O torque do alemão é de 76,4 mkgf.

Além de se equiparar em mecânica, o X7 também tem algumas das coisas que chamaram a atenção no Range Rover - especialmente nas versões topo de linha do Land Rover. A começar pela possibilidade de reclinar os assentos de trás e transformá-los em confortáveis poltronas - mas sem o apoio para os pés que o carro inglês oferece.

Os comandos para o banco de trás são elétricos - inclusive aquele para dar acesso à terceira fileira, que é bem mais ampla e confortável que a da maioria dos modelos de sete lugares. Não à toa: o X7 tem 5,15 metros de comprimento e 3,10 de entre-eixos.

Em ambos os casos, são 10 cm a mais que o Land Rover - reforçando que o modelo inglês tem uma ainda não lançada versão de entre-eixos estendido. Quem viaja no banco de trás do X7 tem também comandos individuais do ar-condicionado em duas zonas e muitas entradas USB.

O teto solar panorâmico, aliás, tem uma terceira zona, exclusiva para os ocupantes da terceira fileira. Carros como o X7 são feitos, via de regra, para agradar mais os passageiros. Mas, alto lá: aqui estamos falando de um BMW. E, em modelos da marca, o prazer do motorista nunca é negligenciado.


Assim como o Land Rover, os bancos também têm massageadores. Porém, a conclusão é de que, quando o assunto é comodidade e luxo, o Range Rover está à frente.

Mesmo com o acabamento impressionante do X7 (com muito couro e madeira), a cabine do SUV inglês chama mais a atenção pelo requinte. Já o BMW sobressai quando o assunto é dirigibilidade, muito mais prazerosa.

Vai escolher o Range Rover quem privilegia um ambiente mais sofisticado. E optará pelo X7 o cliente que precisa de todos os atributos desse segmento, mas não abre mão do prazer de dirigir.

O que mudou no X7

Novo BMW X7 2023 interior - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Ante a versão do SUV que já foi vendida aqui, o novo X7 traz um desenho renovado, inspirado no do XM Concept. A mudança que mais chama a atenção fica por conta dos faróis divididos.

As imensas rodas têm 22" e a grade parece um pouco mais discreta que a do modelo anterior. Por dentro, há as duas telas curvas e integradas que você já viu aqui no Brasil tanto no elétrico IX quanto no novo BMW Série 3. São 12,3 polegadas para o painel de instrumentos digital e configurável e 14,9" para a central multimídia.

E o preço do novo BMW X7?

Menos equipado que os Range Rover de topo, o X7 pode se apoiar nos sete lugares que o rival não tem para definir seu preço. No entanto, não deve chegar nem perto dos mais de R$ 1,6 milhão dos Land Rover mais caros.

Minha aposta para o preço do X7 é um valor próximo ao das opções menos equipadas do Range Rover, em torno de R$ 1 milhão. Isso se a BMW decidir trazer mesmo a versão M60.

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