Brasil inverte a lógica dos EUA quando o assunto é picape grande

A RAM deu o primeiro passo para a retomada do segmento de picapes grandes no Brasil. A marca trouxe a 1500, a 2500, a 3500... No ano passado, Ford e Chevrolet entraram na categoria, respectivamente com F-150 e Silverado.
Se aqui são modelos de nicho, por terem preços que podem ultrapassar os R$ 500 mil, nos Estados Unidos a história é completamente diferente. Esses produtos estão na lista dos dez mais vendidos do país. E em posições muito privilegiadas.
Nos EUA, soma-se não apenas um produto. Portanto, o veículo mais vendido daquele mercado é a Série F, que inclui a F-150. A Silverado é a vice-líder - com todas as suas configurações de carroceria, que são bem diversificadas por lá.
Já as picapes RAM ocupam a sétima posição do ranking de vendas em 2024. Aqui já são somados todos os modelos - 1500, 3500, etc. Claro que lá essas picapes têm também opções variadas de catálogos, com diferentes motores e cabines. Aqui, as marcas trazem apenas as topo de linha.
No primeiro trimestre de 2024, o mercado americano comprou 152.943 unidades da Série F. Da Silverado, foram vendidos 127.563 exemplares. As picapes RAM somaram 89.417 emplacamentos.
E no Brasil?
Mas, e no Brasil? Como está o mercado de picapes grandes no primeiro ano cheio de vendas de F-150 e Silverado? Aqui, a ordem das mais vendidas é completamente diferente da registrada nos Estados Unidos.
Se fosse para seguir a mesma lógica americana, as picapes grandes da RAM seriam líderes disparadas. Somando os emplacamentos de 1500, 2500, 3500 e Classic, são 1.945 exemplares de janeiro a abril deste ano.
Porém, a lógica aqui é diferente, pois há apenas uma versão de carroceria e motor para cada uma. O que muda é que algumas têm mais de uma opção de acabamento. Assim, é mais correto comparar os números por modelo.
A líder no Brasil em 2024, portanto, é a Silverado, que tem 712 unidades emplacadas. A 3500 aparece em segundo lugar (552) e a Classic, em terceiro (547).
Em seguida, na quarta posição, está a 2500, que soma 426 unidades vendidas. A 1500, quinta, tem 420. Já a toda poderosa picape dos EUA, F-150, é lanterna no Brasil: registrou apenas 156 emplacamentos nos quatro primeiros meses deste ano.
Preços
A mais barata desse grupo é a Classic, por R$ 329.990. Apesar do porte grandalhão e de ter motor V8 a gasolina, por causa do preço ela acaba concorrendo com as versões topo de linha das médias.
Rival direta da Silverado e da F-150, a 1500 parte de R$ 494.990. Já o modelo da Ford tem preço inicial de R$ 479.990 e o da Chevrolet, de R$ 529.900.
2500 e 3500, por sua vez, são modelos a diesel - as demais são V8 a gasolina. Os preços iniciais são de R$ 474.190 e R$ 529.990, respectivamente.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.