Topo

Primeira Classe

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Restaurantes, bares e cafés: conheça espaços criados por montadoras

Audi House of Progress - Audi/Divulgação
Audi House of Progress Imagem: Audi/Divulgação

Colunista do UOL

18/11/2021 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Buenos Aires, Berlim, Paris, Londres. São diversas as cidades que abrigam, de maneira permanente ou temporária, espaços conceituais de montadoras. Esses locais reúnem carros e história das marcas a outras atrações, como cafés e restaurantes. Geralmente, ficam nas mais badaladas avenidas de grandes centros urbanos.

Usando essa fórmula, a Audi, que até 2016 tinha o Audi Lounge, na rua Oscar Freire, inaugura agora a House of Progress, na Avenida Europa, em São Paulo. O espaço abriu as portas nesta quarta-feira (17) e funcionará até 19 de dezembro.

Audi House of Progress terraço - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
Terraço da Audi House of Progress
Imagem: Audi/Divulgação
Entre os destaques, há exposição de carros do passado, presente e futuro, seminários e palestras, shows e um restaurante em ambiente imersivo com cardápio assinado pelo mais badalado chef de cozinha do Brasil (leia mais detalhes abaixo).

Pelo mundo

Buenos Aires era, há cerca de dez anos, repleta de restaurantes e cafés criados ou associados a montadoras. O mais famoso deles era o em homenagem à Ferrari. A Mercedes-Benz, por sua vez, investe em espaços conceituais frequentemente.

Entre os exemplos há a Mercedes-Benz Gallery, na Unter der Linden, a avenida mais famosa e sofisticada de Berlim. O espaço, fechado temporariamente, tem loja de produtos ligados à marca (vestuário e miniaturas, entre outros artigos), exposição de carros importantes e fotos que contam a história dos principais personagens de sua história - como Mercedes Jellinek.

Audi House of Progress e-tron Vision GT - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
e-tron Vision GT: o futuro na House of Progress
Imagem: Audi/Divulgação
Ela era filha de Emil Jellinek, sócio de Karl Benz. Ambos foram criadores da empresa que deu origem à Mercedes, assim nomeada em homenagem à filha de Emil.

No coração de Paris está o L'Atelier Renault, no número 53 da avenida Champs-Élysées. Nesse pequeno museu da marca francesa, há a reunião de carros históricos, loja de artigos e um café.

Audi House of Progress e-tron Q4 - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
e-tron Q4 na nova casa da Audi em São Paulo
Imagem: Audi/Divulgação
A Lotus já teve uma flagship store no mesmo modelo na Piccadilly Circus, em Londres. Ali, um dos destaques era um carro de Fórmula 1 suspenso, que atraía muitos visitantes. A empresa deixou a Fórmula 1 nos anos 70, mas seu nome voltou a ser usado na década passada - sendo esta equipe depois retomada pela Renault, que agora é Alpine.

Os carros da House of Progress

Audi House of Progress - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
Novo Audi A3
Imagem: Audi/Divulgação
A House of Progress tem três andares, além do subsolo. No primeiro está a exposição de carros do passado, presente e futuro. A história é representada pelo primeiro modelo da marca trazido ao Brasil, um S2.

Audi House of Progress S2 - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
S2, o primeiro Audi do Brasil
Imagem: Audi/Divulgação
Esse modelo ficou famoso por ter sido usado por Ayrton Senna na apresentação da marca, no Autódromo de Interlagos, em 1994. Foi o tricampeão o responsável por trazer a Audi ao Brasil. Porém, não chegou a comandá-la, pois faleceu em maio daquele ano, na Itália.

Até 2016, o Grupo Senna, comandado por Leonardo, irmão de Ayrton, foi sócio da Audi na operação brasileira. Naquele ano, a matriz assumiu o comando total da montadora. O S2 exposto hoje pertence a um colecionador de carros.

Audi House of Progress segundo piso - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
Segundo piso
Imagem: Audi/Divulgação
A parte do presente é representada pela nova geração do hatch A3 (que também tem carroceria sedã). O carro acaba de começar a ser vendido no Brasil. Logo na entrada, está outro modelo da linha atual, RS e-tron GT.

Já a parte do futuro tem dois protótipos. O Q4 e-tron é a versão conceitual do Q4, já à venda em alguns mercados. A Audi não confirma sua vinda ao Brasil, mas ela é muito provável. Isso porque o carro é concorrente do XC40 elétrico e deve dar ainda mais representatividade à montadora alemã na corrida pela eletrificação no País.

O outro é o e-tron Vision GT, um protótipo elétrico com foco nas pistas. Seu destaque é ter três motores a eletricidade e, ainda assim, pesar apenas 1.450 kg.

Outras atrações

O segundo da House of Progress é um espaço para eventos, palestras e apresentações de músicas, seja de bandas ou de DJs. No terceiro, um terraço, com bar e música ambiente, além de uma bonita vista de São Paulo.

A principal atração está no subsolo. É lá que a Audi instalou o restaurante comandado por Alex Atala (o mais premiado chef brasileiro), do DOM, em parceria com Leo Paixão, de Belo Horizonte.

Juntos, criaram um menu inspirado em sete biomas brasileiros (Pantanal, Amazônia, Cerrado e Litoral, entre outros). E, para transportar virtualmente o cliente ao universo desses locais, foi instalada uma tela de LED P1 com áudio 3D.

Audi House of Progress restaurante - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
Restaurante: ambiente imersivo
Imagem: Audi/Divulgação
A cada passo do menu, som e imagem levam os participantes ao bioma que ele representa. Essa cenografia tecnológica foi criada pelos designer de experiências Tati Calvo e Jean Zucker, da Agência Carbono.

Durante o período da House of Progress, haverá 19 edições do jantar, que tem preço de R$ 450. Harmonizado com bebidas alcóolicas, custa R$ 600. Para reservar, o endereço eletrônico é www.audihouseofprogress.com.br. São 40 vagas para cada jantar.

Audi House of Progress e-tron Q4 2 - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
e-tron Q4
Imagem: Audi/Divulgação
A House of Progress fica na Avenida Europa, 394. Esse é o endereço do primeiro showroom inaugurado pela Audi no Brasil. Funciona de quarta-feira a sábado, mas nesses dias apenas para convidados.

Ao público geral, é aberta aos domingos, com entrada gratuita.