Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Esportivo consome muito? 5 carros comuns que 'bebem' mais que um Audi RS6
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Passei uma semana com a nova Audi RS6 Avant e ela foi uma verdadeira celebridade. Os olhares de admiração e pedidos de fotos foram constantes. E entre as dezenas que me abordaram para falar do carro, todas perguntaram: qual é o consumo?
As pessoas costumam imaginar que quem compra um carro esportivo como a RS6 Avant não se importa com consumo. Disso, eu não tenho certeza. Só sei que a quantidade de combustível que a perua gasta é uma curiosidade que todos têm.
Por isso, durante a semana, decidi, durante 350 km, fazer um teste de eficiência no consumo da perua da Audi. E o resultado foi surpreendente: o modelo gasta menos gasolina que muito carro comum por aí.
Eu listei cinco carros que têm consumo superior à da RS6 na estrada, com gasolina. Mas, antes de entregar a lista, vou explicar como um automóvel com motor V8 de 600 cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, é capaz de fazer até 10,6 km/l.
Regras rígidas e muita tecnologia
As regras sobre emissões de poluentes na Europa estão cada vez mais rígidas. Por isso, enquanto o carro elétrico não se consolida, as marcas têm investido em novas tecnologias para que seus veículos emitam menos - para isso, têm de consumir menos combustível.
No caso da RS6 Avant, a perua tem o modo eficiente de condução. Foi esse recurso que usei durante os 350 km em que fiz o teste de consumo do carro. A tecnologia faz uma verdadeira "mágica".
Em algumas situações, desliga quatro dos oito cilindros do 4.0 biturbo, para poupar combustível. Além disso, o carro traz um pequeno motor elétrico, alimentado por uma bateria de 48V.
No modo eficiente de condução, em algumas situações, o propulsor elétrico desativa o V8 quando o carro está em velocidade constante. Com isso, o consumo cai bastante. Quando o recurso, conhecido como "coasting", entra em ação, o conta-giros vai a zero.
Mas eu fui além do modo eficiente em minha busca pelo consumo mais baixo. Durante todo o trajeto, usei o controlador de velocidade adaptativo (ACC). O sistema freia e acelera o carro automaticamente, e faz isso de uma maneira sempre gradual e muito mais eficiente do que a maioria dos motoristas.
Até porque não é fácil andar com muita tranquilidade em um carro que pede o tempo todo para ser acelerado. O resultado é que o ACC acaba gerando boa economia de combustível. E, com todos esses recursos, cheguei aos 10,6 km/l na estrada.
Carros mais gastões que a RS6
A lista começa com o motor 2.0 flexível da Renault, que deixou de ser oferecido no Duster e no Captur, mas continua na linha Duster Oroch. Então, é do consumo da picape que vou falar aqui. Com gasolina, na estrada, ela faz 10,3 km/l.
O substituto do motor 2.0 será um turbo, previsto para ser lançado ainda neste ano pelo menos para as linhas Renault Duster e Captur. Deverá ser mais eficiente e dar mais agilidade aos modelos.
Entre os carros que já não estão mais em linha, destaco aqui o Chevrolet Captiva, que foi substituído pelo Equinox. Imagine ter um SUV desses com a gasolina a quase R$ 6, em alguns postos de combustível do Brasil.
O consumo de gasolina do Captiva na estrada é de 9,7 km/l. E não estou falando da versão V6, e sim da 2.4 de quatro cilindros (184 cv).
O terceiro carro dessa lista tem um motor 1.5 de apenas 108 cv de potência. Ainda assim, seu consumo de gasolina na estrada é de 10,2 km/l. Este é o Suzuki Jimny Sierra.
Já o Toyota SW4 era uma presença esperada nessa lista. A versão equipada com o motor 2.7 flexível não passa dos 8,5 km/l de gasolina em trecho rodoviário. Sua potência é de 163 cv.
O SUV da Toyota consome mais que o quinto carro dessa lista, o Kia Sorento, que faz 9 km/h. O carro tem motor V6, mas não dos mais eficientes em números também: entrega apenas 280 cv.
Personalidade esportiva
Vale ressaltar que, sem os recursos do modo eficiente, a personalidade da RS6 Avant muda completamente. Inclusive no consumo. Nos momentos em que ativei o modo dinâmico, o mais apimentado, o jogo virou.
Nessa situação, desativei o ACC e passei a guiar mais esportivamente, com retomadas mais fortes. Em 150 km, o consumo caiu para cerca de 8,2 km/h. Em outra situação, começando o teste já no modo dinâmico, sem influência do eficiente, não passei dos 7,5 km/l na estrada. A diversão tem seu custo.
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