Topo

Primeira Classe

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Vendas em fevereiro: Fiat avança e carros da Renault perdem espaço

Fiat Strada foi vice-líder - Divulgação
Fiat Strada foi vice-líder Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

01/03/2021 17h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A lista dos carros mais vendidos em fevereiro trouxe poucas mudanças entre os primeiros colocados. Como em janeiro, o Onix manteve o primeiro lugar, seguido pela Strada. O HB20 apareceu em terceiro e o Onix Plus, em quarto.

Do quinto lugar em diante, há mais novidades, que mostram a evolução da Fiat no ano. A marca italiana voltou a liderar as vendas de automóveis e comerciais leves, algo que já tinha feito em janeiro.

O quinto lugar em fevereiro ficou com o Argo, que escalou o pelotão - havia sido décimo colocado no primeiro mês do ano. Já o Mobi foi da décima primeira posição em janeiro para a sexta no mês passado.

O Volkswagen mais vendido foi o Gol, com o sétimo lugar, seguido pelo Renegade. O Jeep ficou com a oitava posição, ante a quinta que havia faturado em janeiro. A Toro foi o nono veículo mais emplacado e o T-Cross (sétimo em janeiro) fechou a lista dos dez primeiros colocados em fevereiro.

Confira o ranking e os números de vendas abaixo.

Quedas

Se Argo e Mobi ganharam espaço, o mesmo não se pode dizer dos modelos da Jeep. Além de o Renegade ter perdido três posições, o Compass caiu da nona colocação em janeiro para a 18º em fevereiro.

A queda pode estar relacionada à iminente mudança prevista para o modelo, que ganhará reestilização e novo motor flexível neste ano. Além disso, em breve estarão nas lojas dois novos rivais do SUV médio, o Taos e o Corolla Cross.

Essa expectativa com a chegada dos modelos tende a levar o consumidor a esperar pelas novidades antes de decidir.

Chama também a atenção a constante queda do Sandero. O Renault já não vinha muito bem desde o ano passado, quando foi o 24º colocado no ranking de vendas. Mas, em fevereiro, amargou a 39ª colocação.

Ficou atrás até do Ka, que já saiu de linha e, no momento, está liquidando seu estoque. O Ford foi o 34º carro mais emplacado do Brasil em fevereiro.

Já o Sandero perdeu diversas versões há poucas semanas e, de acordo com entrevista recente do CEO mundial da Renault, Luca de Meo, o futuro do carro é incerto.

SUVs compactos

Outro Renault que chamou a atenção pelo desempenho ruim em fevereiro foi o Captur. Assim como o Duster, neste ano o carro deve ganhar um novo motor turbo. No mês passado, o modelo ficou na 13ª posição em seu segmento, o de SUVs compactos. Somou apenas 422 emplacamentos.

Tradicionalmente, o Captur oscila entre a sétima e a oitava posição. Em fevereiro, o carro vendeu menos que o EcoSport, outro Ford que saiu de linha e cujos estoques estão esgotando.

Apesar da queda no ranking geral, o Renegade voltou a liderar a categoria de SUVs compactos, com 5.834 emplacamentos. O segundo lugar ficou com o T-Cross (5.524), seguido pelo Tracker (5.042).

O Creta ocupou a quarta posição, com o HR-V em quinto e o Nivus em sexto. O Kicks apareceu o sétimo lugar. O modelo da Nissan está em mudança de gama. A linha 2022 chega às lojas em meados deste mês com alterações no visual, na mecânica e mais tecnologia.

O oitavo lugar é do Duster. O WR-V ocupou a nona colocação e o Tiggo 5X fechou a lista dos dez SUVs compactos mais emplacados no mês passado.

Os dez mais vendidos em fevereiro

1º Chevrolet Onix - 10.261 unidades
2º Fiat Strada - 9.371
3º Hyundai HB20 - 7.717
4º Chevrolet Onix Plus - 6.501
5º Fiat Argo - 6.221
6º Fiat Mobi - 6.015
7º Volkswagen Gol - 5.847
8º Jeep Renegade - 5.834
9º Fiat Toro - 5.626
10º Volkswagen T-Cross - 5.524