Topo

Primeira Classe

Strada decola, Nivus estreia bem e Kwid despenca; veja as vendas de agosto

Colunista do UOL

02/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fiat vem divulgando mês a mês que as vendas da nova Strada estão muito acima das esperadas. Esse resultado apareceu pela primeira vez no ranking de emplacamentos no mês de agosto. A picape assumiu a vice-liderança de vendas, com 8.609, desvantagem de menos de 2 mil unidades para o líder, Onix.

Em julho, a picape já havia sido o quarto veículo mais emplacado do País. O Onix voltou a aparecer no primeiro lugar do ranking, que havia perdido em julho para o Volkswagen T-Cross. Porém, o hatch ainda está distante dos resultados pré-pandemia, quando chegou a superar os 20 mil emplacamentos mensais.

Em agosto, o Onix somou 10.609 unidades vendidas. Além do resultado da Strada, houve poucas surpresas. O Nivus, novo utilitário-esportivo da Volkswagen, fez uma boa estreia. Ainda sem um mês completo de emplacamentos, já que suas entregas começaram no mês passado, o carro teve 2.149 exemplares emplacados.

O resultado o colocou na 26ª posição do ranking de emplacamentos. Entre os SUVs compactos, ele estreou já deixando para trás o EcoSport, e mostrando que tem força para ameaçar os líderes (leia detalhes abaixo).

Polo continua perdendo espaço

Quando um estreante vai bem, é bem comum que um de seus irmãos acabe saindo no prejuízo. Assim ocorreu com o Onix Plus, quando o novo Tracker foi lançado. Mas, ao menos por enquanto, o Nivus não rebaixou outros carros de sua marca no ranking.

Era esperada uma queda do T-Cross, mas o SUV mais antigo foi muito bem. Mesmo sem a liderança de julho, impulsionada pelo volume de vendas de sua versão PCD, que teve alto volume de entregas, ele foi em agosto o SUV mais vendido do Brasil - e o quinto colocado no ranking geral.

Já o Polo, também da Volkswagen, não conseguiu se recuperar. No mês passado, com 3.427 emplacamentos, foi apenas o 15º carro mais vendido do Brasil. O hatch, no entanto, não vem sendo prejudicado pelo Nivus.

Isso porque ele havia aparecido, em julho, antes da chegada do novato, na mesma posição do ranking. O Polo, como outros modelos do segmento, vem sendo vítima da queda que a pandemia gerou nas vendas de carros de menor valor agregado.

Enquanto SUVs avançam para posições mais avançadas do ranking, hatches e sedãs compactos perdem participação. Na lista dos dez mais vendidos em agosto, além do T-Cross aparecem os SUVs Tracker (8ª posição), Compass (9º colocado) e Renegade (10º).

Enquanto isso, além do Polo, o Ford Ka também perdeu o embalo. Após sair da lista dos dez mais emplacados, em agosto foi ainda pior que em julho. Caiu da 12ª para a 13ª posição.

Kwid tem queda acentuada

Mas as vidas de Polo e Ka estão até boas, quando comparadas à do Kwid. O modelo da Renault despencou no ranking de vendas. Em agosto, amargou a 24ª posição. Em julho, havia sido o 11º mais emplacado.

Antes da pandemia, o Kwid estava firme na briga por uma posição entre os cinco modelos mais vendidos no mercado brasileiro. As quedas, porém, não estão apenas no segmento de entrada.

O Corolla não vem conseguindo mais se aproximar do "top 10" do ranking de vendas. No mês passado, foi o 19º carro mais emplacado do Brasil, duas posições atrás da que havia obtido em julho.

SUVs compactos

Descartando o Compass (que SUV médio, rival de Territory, Tiguan e ix35, entre outros), a lista de SUVs compactos mais vendidos tem o T-Cross (6.455 emplacamentos) no primeiro lugar, com o Tracker (5.899) em segundo e o Renegade (5.211) em terceiro.

Na briga particular entre Creta (4.434) e Kicks (3.202), pela quarta posição, desta vez o Hyundai se deu melhor, jogando o Nissan para o sexto lugar. O HR-V (2.795) apareceu na sexta posição, com o Nivus na sétima e o EcoSport, na oitava.

Duster (1.197) e WR-V (866) fecharam a lista dos dez SUVs compactos mais vendidos do Brasil.

Os dez carros mais vendidos em agosto:

1º Chevrolet Onix - 10.609 emplacamentos
2º Fiat Strada - 8.690
3º Hyundai HB20 - 8.489
4º Volkswagen Gol - 7.912
5º Volkswagen T-Cross - 6.455
6º Fiat Argo - 6.040
7º Chevrolet Onix Plus - 5.974
8º Chevrolet Tracker - 5.899
9º Jeep Compass - 5.221
10º Jeep Renegade - 5.211