PUBLICIDADE
Topo

Volkswagen T-Cross 2020

Preços, versões e tudo o que você precisa saber sobre o SUV compacto

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/06/2020 04h00

Até três anos atrás, a Volkswagen acompanhava a briga dos SUVs compactos de longe.

Foi só em 2018 que a empresa entrou no segmento com o T-Cross. Mas os alemães souberam explorar as vantagens de largar atrás da concorrência.

O SUV se destaca em deficiências de seus principais rivais, como desempenho e espaço interno. Aposta ainda em um design bem refinado, com personalidade entre os rivais e estilo próprio em relação ao T-Cross vendido na Europa e na China.

Atualmente, o modelo é vendido em quatro versões: Sense, 200 TSI, Comfortline e Highline.

A mais barata dela, aliás, é voltada para o público PCD (Pessoa com Deficiência) e fez tanto sucesso que a VW precisou parar de aceitar encomendas para dar conta da demanda.

O que mudou na linha 2020?

A VW promoveu mudanças no pacote de itens de série e opcionais na linha 2020 do T-Cross. As versões Comfortline e Highline ganharam painel digital e a central multimídia Discover Media com tela tátil como item de série.

As configurações também passaram a vir com seletor de modo de condução, iluminação ambiente em LEDs e chave presencial com partida por botão.

Como UOL Carros avaliou

A Volkswagen demorou bastante para entrar no mercado de SUVs compactos. Mas parece que valeu a pena esperar: o T-Cross estreou em 2019 com um projeto superior ao de alguns rivais e com preços condizentes com a realidade do mercado brasileiro.

Uma das versões mais procuradas é a Comfortline 200 TSI, que traz o motor 1.0 turbo que equipa Polo e Up. São 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cv se movido a gasolina. O torque máximo de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis se manifesta já a partir das 2.000 rpm e é suficiente para dar agilidade ao SUV na cidade.

A briga no segmento de SUVs compactos é ferrenha, e por isso é que a Volkswagen não podia descuidar com o T-Cross. Na versão Comfortline, ele vem bem recheado com itens como 6 airbags, ar-condicionado digital, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, câmera de ré, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, controles de estabilidade e de tração, direção elétrica, piloto automático, rodas de liga leve de 17 polegadas e vidros elétricos nas quatro portas, entre outros.

O design é um dos destaques do T-Cross. Mesmo seguindo a identidade visual da marca, o modelo traz uma evolução do padrão estético ao qual estávamos acostumados a ver nos utilitários esportivos da VW, como o Tiguan Allspace. As linhas mais retas contrastam com os vários vincos pela carroceria.

O T-Cross é uma das opções mais atraentes entre os SUVs compactos. Bonito, moderno e bem equipado, ele ainda traz o bom motor 1.0 turbo de até 128 cv, que dá conta do recado no dia-a-dia. Se o dinheiro permitir é claro que a versão Highline com motorização 1.4 turbo de 150 cv agrada ainda mais, mas a configuração Comfortline é capaz de atender a todos os gostos.

Dimensões: comprimento, 4,19 m; largura, 1,76 m; altura, 1,56 m; entre-eixos, 2,65 m

Porta-malas: 373 litros

Tanque: 52 litros

Versões:

Sense 1.0 TSI

Preço: comercialização temporariamente interrompida

Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 128 cv / 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,6 km/l / 9,5 km/l (etanol) - 11 km/l /13,5 km/l (gas.)

Itens de série: 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, central multimídia Composition Touch com tela tátil de 6,5 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entrada USB, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, lanternas em LED, iluminação diurna por LEDs, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores, ganchos de fixação para cadeirinhas Isofix, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante multifuncional. espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, faróis de neblina com função "Cornering Light", alarme antifurto, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros.

200 TSI

Preço: R$ 88.790 (manual) / R$ 96.590 (aut.)

Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex

Câmbio: manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas

Potência: 128 cv / 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,6 km/l / 9,5 km/l (etanol) - 11 km/l /13,5 km/l (gas.)

Itens de série: 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, sistema de som Media Plus com Bluetooth, entrada USB, suporte para smartphone, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, lanternas em LED, iluminação diurna por LEDs, luzes indicadoras de direção integradas nos retrovisores, ganchos de fixação para cadeirinhas Isofix, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga leve de 16 polegadas, volante multifuncional. espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, sensores de estacionamento traseiros, sensor crepuscular, faróis de neblina com função "Cornering Light", alarme antifurto e vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros.

Comfortline 200 TSI

Preço: R$ 110.260

Motor: 1.0, 12V, 3 cilindros, turbo, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 128 cv / 116 cv a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,6 km/l / 9,5 km/l (etanol) - 11 km/l /13,5 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão 200 TSI mais ar-condicionado digital, câmera de ré, central multimídia Discover Media com tela tátil de 6,5 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, destravamento das portas sem chave, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, entradas USB para o banco traseiro, espelhos retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos e função tilt down, faróis com máscara negra, grade frontal com acabamento cromado, painel digital, partida do motor por botão, piloto automático, porta-luvas refrigerado com iluminação, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de fadiga, sistema de navegação por satélite (GPS), seletor de modos de condução, sensor de pressão dos pneus, sistema de frenagem pós-colisão e volante revestido em couro com paddle shifts.

Opcionais:

Pacote Design View (R$ 2.035): apliques decorativos no painel, bancos em couro com detalhes na cor marrom, manopla da alavanca do freio de estacionamento em couro e detalhes cromados.

Pacote Sky View II (R$ 5.010): luzes de leitura dianteiras, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva e teto solar panorâmico.

Pintura especial: R$ 595

Pintura metálica: R$ 1.410

Pintura perolizada: R$ 1.910

Highline 250 TSI

Preço: R$ 118.690

Motor: 1.4, 16V, 4 cilindros, turbo, flex

Câmbio: automático de 6 marchas

Potência: 150 cv a 4.500 rpm

Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm

Consumo (urb./rod.): 7,7 km/l / 9,3 km/l (etanol) - 11 km/l /13,2 km/l (gas.)

Itens de série: todos os itens da versão Comfortline mais bancos revestidos em couro, detalhes internos cromados, espelho retrovisor interno fotocrômico, manoplas do câmbio e da alavanca do câmbio revestidas em couro, para-choque traseiro com aplique cromado, pedaleiras esportivas com acabamento em alumínio, sensores crepuscular e de chuva, sensor de fadiga e sistema start-stop.

Opcionais:

Pintura Bicolor I (R$ 1.985): espelhos retrovisores pintados na cor do teto, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto pintado na cor Preto Ninja.

Pintura Bicolor II (R$ 1.985): espelhos retrovisores pintados na cor do teto, rodas de liga leve de 17 polegadas e teto pintado na cor Cinza Platinum

Pacote Sky View (R$ 5.010): duas luzes de leitura dianteiras (sem luzes de leitura traseiras) e teto solar panorâmico

Pacote Tech & Beats (R$ 6.280): assistente de estacionamento (Park Assist 3.0), faróis Full LED com luzes de condução diurna em LED integradas, regulagem automática do facho do farol e sistema de som Beats com subwoofer.

Pintura especial: R$ 595

Pintura metálica: R$ 1.410

Pintura perolizada: R$ 1.910

Valores de revisão:

Sense:

10 mil km: R$ 541,40

20 mil km: R$ 603,70

30 mil km: R$ 531,40

40 mil km: R$ 1027,70

50 mil km: R$ 531,40

60 mil km: R$ 603,70

Comfortline

10 mil km: grátis

20 mil km: grátis

30 mil km: grátis

40 mil km: R$ 1027,70

50 mil km: R$ 531,40

60 mil km: R$ 603,70

Highline:

10 mil km: grátis

20 mil km: grátis

30 mil km: grátis

40 mil km: R$ 1.062,90

50 mil km: R$ 531.40

60 mil km: R$ 656,00

Garantia:

3 anos

Concorrentes

Jeep Renegade

Motores: 1.8 16V flex (139 cv / 135 cv) e 2.0 turbodiesel (170 cv)

Versões: STD, Sport, Longitude, Limited e Trailhawk

Preços: de R$ 77.490 (STD) a R$ 152.990 (Trailhawk)

Pontos positivos: lista de itens de série e design

Pontos negativos: desempenho e consumo (versões flex)

Hyundai Creta

Motores: 1.6 16V flex (130 cv / 123 cv) e 2.0 16V (166 cv / 156 cv)

Versões: Attitude, Action, Smart, Pulse Plus e Prestige

Preços: de R$ 75.990 (Attitude) a R$ 107.990 (Prestige)

Pontos positivos: espaço interno e garantia

Pontos negativos: consumo (2.0) e design

Nissan Kicks

Motores: 1.6 16V flex (111 cv)

Versões: S, SV e SL

Preços: de R$ 82.490 (S MT) a R$ 109.790 (SL Pack Tech)

Pontos positivos: design e lista de itens de série

Pontos negativos: desempenho e autonomia

Honda HR-V

Motores: 1.8 16V Flex (140 cv / 139 cv) e 1.5 16V turbo gasolina (173 cv)

Versões: LX, EX, EXL e Touring

Preços: de R$ 95.700 (LX) a R$ 139.900 (Touring)

Pontos positivos: espaço interno e desempenho (Touring)

Pontos negativos: preço e lista de itens de série