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Paula Gama

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Ajuda para descer? Modelos de luxo antecipam como será seu carro no futuro

Colunista do UOL

02/07/2021 04h00

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Duas verdades são inegáveis: os consumidores de carros estão cada vez mais exigentes e, consequentemente, os automóveis populares já não são mais tão populares assim.

Há poucos anos, ter wi-fi, frenagem automática de emergência, câmera 360º, sensor de ponto cego e outras assistências de condução semiautônomas era coisa de carro de luxo, mas hoje esses itens estão presentes em boa parte dos modelos novos. E o mais importante: o consumidor está pagando por isso.

Não é de se estranhar que, em breve, tecnologias que hoje só estão presentes em marcas premium cheguem às marcas generalistas também.

q5 - Audi | Divulgação - Audi | Divulgação
Os novos Audi Q5 (SUV e cupê) foram utilizados como parâmetro
Imagem: Audi | Divulgação

Nesta semana, avaliei o novo Audi Q5 e vou utilizá-lo como parâmetro para o que está por vir nos próximos anos para os carros generalistas. Recheado de tecnologias que aumentam a segurança a bordo, com todos os itens abaixo (disponíveis na versão topo) - além de itens de conforto, performance e conectividade -, o modelo sai por R$ 370.990 na versão SUV e R$ 395.990 na versão Sportback, com carroceria cupê.

Assistente de tráfego reverso

Assistente de Tráfego Reverso Audi - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
O assistente evita acidentes ao sair de uma vaga de ré
Imagem: Audi/Divulgação

O assistente de tráfego reverso auxilia o motorista quando ele está saindo de uma vaga de ré e um outro veículo se aproxima. Ele atua em três estágios: primeiro, avisa com setas na câmera que um objeto se aproxima, se estiver mais próximo, emite um sinal sonoro, e, em último caso, em risco iminente de uma colisão, aciona os freios.

Adaptação para carros populares: esse tipo de tecnologia é uma evolução dos sensores que já captam ponto cego e até mesmo alertas de frenagem de emergência, disponíveis em Hyundai HB20, Jeep Renegade e Nissan Kicks, por exemplo. É possível que se popularize nas próximas gerações desses veículos.

Alerta de desembarque

Side Assist - Audi/Divulgação - Audi/Divulgação
A tecnologia trava a porta do carro quando um pedestre ou outros veículos se aproximam demais
Imagem: Audi/Divulgação

O assistente lateral com alerta de desembarque é uma evolução do sensor de ponto cego para resolver um problema muito comum: acidentes ao abrir a porta do carro.

Todo mundo já teve medo de acertar um pedestre, ou mesmo ser atingido por um motociclista ou outro carro ao abrir a porta em uma via movimentada. Esse sistema detecta a presença de outros objetos e, se necessário, trava a porta do veículo para evitar o acidente.

Adaptação para carros populares: mais uma evolução do sensor de ponto cego, trata-se ainda de uma novidade que requer soluções de engenharia mais sofisticadas para travar a porta. Pode ser que demore um pouco mais para chegar aos carros populares.

Porta-malas com abertura por sensor

Hands Free - Divulgação - Divulgação
Disponível em algumas marcas generalistas, o sensor é uma facilidade quando se está com as mãos ocupadas
Imagem: Divulgação

Uma facilidade já comum em carros premium, como Volvo, Mercedes-Benz e BMW, o "Hands Free" nada mais é do que um sensor abaixo do porta-malas que permite abri-lo passando o pé, ou seja, com as mãos livres.

Disponível no mercado paralelo de acessórios, o equipamento também está presente em carros de maior valor agregado das marcas generalistas, como Chevrolet Equinox, Honda CR-V, Jeep Compass e Volkswagen Tiguan AllSpace.

Adaptação para carros populares: o sistema é mais uma facilidade do que uma assistência, deve continuar sendo oferecido em carros de maior valor agregado por algum tempo.

Modos de condução

O sistema que altera as configurações da direção, suspensão do veículo e tempo de resposta do motor de acordo com o modo de condução (Econômico, Esportivo, Confortável, Normal, entre outros), é um dos grandes trunfos dos carros premium, que mostra a sofisticação na engenharia.

Por isso, é possível que chegue pouco a pouco em todas as marcas generalistas, mas sempre em modelos mais caros e de maior valor agregado. Não será em pouco tempo que chegará aos modelos ditos "populares".

Qual será o diferencial do carro de luxo?

Assim como o mercado de automóveis generalistas avança rápido, o mercado premium está sempre realizando novas pesquisas e desenvolvendo novos equipamentos. Há uma preocupação unânime em desenvolver soluções energéticas mais limpas, além de tecnologias autônomas que tragam mais segurança ao trânsito, sem esquecer do conforto a bordo.

Também são veículos com alto refinamento na direção e mecânica mais sofisticada. Além disso, há o diferencial do atendimento premium oferecido nas concessionárias. Por isso, eles sempre serão um spoiler do que estará por vir para todo o mercado.