Jorge Moraes

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Maverick híbrida surpreende com consumo de carro compacto e força de sobra

Quando a Ford trouxe ao Brasil a Maverick Lariat Hybrid, primeira picape híbrida (HEV) do mercado, algumas pessoas suspeitaram, antes de testá-la, que ela seria bem mais fraca que a versão FX4 equipada com o motor 2.0 Ecoboost de 253 cv de potência. Afinal, como uma picape que promete uma autonomia de mais de 800 km com um tanque de 57 litros de gasolina poderia entregar força e esportividade? Testamos a caminhonete tanto na cidade como na estrada e nos surpreendemos.

Antes de falar dos nossos números do consumo, é importante dizer logo de cara que não falta força na Maverick híbrida. O desempenho esportivo está presente nessa versão também e a aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos reforça o que comprovamos acelerando nas ruas.

A Maverick híbrida é esperta na cidade, com saídas ágeis e retomadas vigorosas. O câmbio CVT trabalha muito bem com o motor ciclo Atkinson 2.5 a gasolina, que é auxiliado por outro motor elétrico. Na estrada você também não sente falta de força para ultrapassagens e subidas mais pesadas.

O conjunto híbrido gera uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo rodar 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma autonomia de mais de 800 km.

A Ford fala em um consumo combinado de 14,6 km/l. Nós rodamos pouco mais de 700 km com a Maverick híbrida entre cidade e estrada e conseguimos uma média combinada de 14,1 km/l. Não atingimos nem a reserva do tanque. Com esse número, poderíamos rodas até 803 km com o tanque de 57 litros cheio.

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Imagem: Divulgação

Resultado muito bom para uma picape que tem uma caçamba de 943 litros e capacidade de carregar 659 kg. Nossa melhor marca com ela foi na cidade, em um dia de muito trânsito, quando conseguimos a marca de 15,4 km/l.

A força da picape vem do motor Duratec 2.5 a gasolina, de ciclo Atkinson e comandos variáveis, com torque de 210 Nm (@ 4.000 rpm), acoplado a uma transmissão e-CVT de última geração, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador.

Os dois motores, elétrico e a combustão, trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, para oferecer o melhor desempenho e rendimento com base na demanda de torque e potência e nível de carga da bateria.

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Condução e conforto

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Imagem: Divulgação

Outra marca da Maverick que não ficou fora na versão híbrida é a forma de condução que te faz esquecer que está em uma picape, passando a sensação de estar em SUV premium, dado o conforto e posição de direção muito bem ajustada.

A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, tem amortecedores com "stop" hidráulico e a suspensão traseira é formada por eixo de torção e molas de força vetorada. Ambas garantem um rodar macio e controlam com eficiência a rolagem da carroceria.

O utilitário oferece ainda cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo, que ajustam automaticamente a sensibilidade do controle de estabilidade e tração, do acelerador e da direção para otimizar o desempenho e a segurança em cada condição de rodagem.

Segurança a bordo

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Imagem: Divulgação
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A Maverick Hybrid segue a mesma linha de tecnologia das demais picapes da Ford disponíveis em nosso mercado. Em relação à conectividade e funcionalidade na cabine, podemos destacar o painel com tela digital de 6,5 polegadas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador, ajuste elétrico para o banco do motorista e ar-condicionado digital dual-zone.

Suas tecnologias de segurança incluem: sete airbags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.

Podemos resumir, portanto, que a Ford analisada é uma boa picape na sua proposta urbana 4x2, mas com força de sobra, um consumo de carro compacto e a condução de um SUV premium. Nenhum outro utilitário de caçamba do mercado consegue, até agora, reunir todos esses aspectos de forma tão eficiente.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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