Jorge Moraes

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Lamborghini Revuelto: aceleramos o primeiro hipercarro híbrido da marca

Em 1963, quando tudo começou, Ferrucio Lamborghini não imaginaria que seus futuros carros se tornariam fenômenos da indústria automotiva mundial. O Revuelto, sucessor do Aventador, nasce desse jeito, como ícone do segmento. E nele, a assinatura da nova estratégia da marca italiana, focada na fase da digitalização e eletrificação. Plano que segue até 2025 com mais uma novidade que virá pela frente.

O UOL Carros está em Roma, na Itália, bem mais perto da famosa Sant'Agata de Bolonha, local da fabricação do Revuelto e seus primos de batismo, todos eles chamados pelo nome de um touro rebelde. O passeio ocorreu no autódromo de Vallelunga, a 30 km da capital Roma. Importante destacar que este foi o test-drive mais rápido da minha vida, chegando a 300 km/h - o carro vai a 350 km/h.

Podemos batizar o Revuelto de 'rei do carbono', já que a fibra sintética está presente em praticamente todas as partes do superesportivo - que entrega 1.015 cv de potência e faz 0 a 100 Km/h em apenas 2,5 segundos. Nesse tempo, não dá nem para completar o raciocínio.

A Lamborghini lançou o que promete ser um dos carros mais emblemáticos modelos de sua história em comemoração aos seus sessenta anos. O hipercarro de 4,94 metros e 2,77 de entre-eixos é o primeiro V12 híbrido PHEV da montadora italiana.

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Imagem: Divulgação

O design identifica à distância um Lamborghini, principalmente na parte traseira - lá estão as duas saídas de escapamento que escondem as quatro bocas do escape mais um para-choque difusor em carbono, com destaque paras as lanternas. Lentes, DLR e faróis valorizam a arquitetura de traços fortes e focada no corte da aerodinâmica.

É importante destacar que no modo de condução 'cidade', a tecnologia híbrida plug-in oferta apenas 10 km de autonomia com eletricidade. Os pequenos deslocamentos não queimam combustível, mas o louco mesmo é girar o botão do volante multifuncional e partir direto para o modo Strada para ouvir o ronco do V12 central. No painel você vai ler as opções: Città, Strada, Sport e Corsa - sendo que o último é melhor só arriscar no autódromo.

No auxílio da condução, a caixa de transmissão de dupla embreagem de oito velocidades banhada a óleo oferece 13 modos de direção. É bem rápida a troca das marchas. A aerodinâmica do Revuelto e o design são favoráveis para a uma tocada esportiva de verdade, com os generosos toques da engenharia nos recortes da musculosa carroceria. A começar pela dianteira e suas saias frontais e laterais escurecidas em fibra de carbono.

Na pista, legal é desfrutar da redução contínua da caixa, que ao segurar a grande aleta esquerda o piloto reduzirá várias marchas de uma só vez. E você precisa aprender a testar isso. O prazer será inenarrável, do tipo que arranca aquele sorriso. Para melhorar seria ideal que o paddle shift estive ligado ao giro da direção, e não fixado na coluna.

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No interior o cockpit faz o condutor se sentir como um piloto, colocando o assento de regulagem manual (assim como o volante) quase colado ao chão. A rodagem aro 22 (355/25) na traseira e 21 (265/30) na dianteira entregam equilíbrio no melhor acerto de suspensão. Os pneus são Bridgestone Potenza Race. A suspensão, o trabalho dos braços em cada roda, com freio de cerâmica para segurar o veículo, parece um componente vivo no superesportivo. Irretocável nas curvas.

Atrás dos bancos, espaço para duas mochilas. Já embaixo do capô um bom espaço que permite que você customize o local com duas bolsas do tipo duffel, mala compacta de alça. A tampa pode ser aberta pela chave presencial.

Na cabine, o forro de portas tem textura em alcântara, enquanto botões, partida e console central se destacam. O Revuelto entrega três telas: o cluster de 12,3 polegadas interativo, mídia central vertical de oito e a terceira tela de 9,1 que fornece informações para o carona. Quem está do lado participa com os olhos da condução. A Lamborghini chama isso de uma nova direção imersiva e compartilhada.

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Imagem: Divulgação

Os recursos de condução são bem completos e trazem consigo desde o alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção em faixa, aviso de ponto cego, bolsas infláveis, além de outros assistentes.

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Consumo? Esquece! O carro de tração nas quatro rodas é feito para acelerar e quem compra um superesportivo desses não está preocupado com o preço do combustível. A título de curiosidade, o Lamborghini Revuelto faz 4 km/l na cidade e 7 km/l na estrada. O difícil é conseguir não acelerar até perto do fim uma máquina dessas. Considerando porte e potência, o número não é tão ruim assim - conheço carros nacionais fazendo isso na cidade.

Embaixo do capô, leve como uma folha, fica a tomada para você carregar a bateria de 3,8 Kwh do sistema híbrido. Nesse ponto, um pênalti. Deixar a boca do automóvel aberta para recarregá-lo não é nada agradável. Em qualquer lugar do mundo, alguém vai querer entrar ali para fazer uma foto e o motorista não vai ficar por 30 minutos parado esperando a recarga.

Quando chega ao Brasil? A empresa que oficialmente importa os modelos da Lamborghini afirma que não ainda consegue pré-definir o preço, mas informa que já existem interessados na aquisição do Revuelto. O carro chegará na Europa nos próximos meses e viria para cá provavelmente na virada do primeiro semestre de 2024. Rumores apontam que, no Velho Continente, o Revuelto custará na casa dos 500 mil euros.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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