PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Equinox ressurge no Brasil e GM lança o modelo RS como opção ao Premier

Conteúdo exclusivo para assinantes
Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

11/05/2022 22h26

Renovado, o SUV Equinox finalmente chega ao Brasil. Agora você vai poder escolher entre o modo comportado e completo, Premier ou o esportivo, RS. Mas será apenas uma questão de gosto, acabamento e valores? Porque a mecânica é a mesma: 1.5 turbo de 172 cv e bons 27,8 quilos de torque.

O preço? Sai por esses dias, quando chegará às lojas. A promessa é para metade de junho. Consultada, a rede autorizada aposta entre R$ 215 mil e R$ 240 mil. Vamos ver.

Nos Estados Unidos, no NY Auto Show, realizado no mês passado, a Chevrolet reservou um lugar de destaque para o SUV mexicano. Modelito que vai enfrentar novamente o Jeep Compass Limited no Brasil, com preço semelhante no varejo.

A última fase do carro, antes de se tornar 100% elétrico, tem estilo, porte, ficou refinado e representa bem a GM, que gerou um vazio dentro de casa, antes da retomada da importação.

Faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas foram atualizados e seguem a nova assinatura global de SUVs da Chevrolet.

Na cabine, mudanças nos revestimentos de bancos e console, computador de bordo de redesenho para o grafismo. A central multimídia MyLink com Carplay e Android sem fio ganha novos recursos como Spotify de série e Alexa. A assistência do OnStar 24h é destacada na divulgação do veículo.

No Premier, que conta com tração integral AWD, a Chevrolet oferece um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais e sete aparelhos), OnStar na faixa e tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.

A versão RS é inédita por aqui e será a mais em conta. Nela, a marca também vai dispor de alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência. Aposte também no alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e movimentação traseira. O volante vibra para despertar o condutor. O Chevy também oferece o aviso de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.

No visual, no tamanho e na força

Destaco as novas rodas aro 19 com acabamento diamantado, teto elétrico panorâmico e dos faróis em LED. Na RS, os cromados são escurecidos, assim como as rodas, o rack de teto e o logo Chevrolet. A grade frontal é personalizada. O som Bose é item do topo da gama. Os bancos elétricos contam com duas memórias.

Na ficha técnica os dados de 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 l com os bancos rebatidos.

O Equinox deixou o 2.0 para trás e manteve o motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. A Chevrolet diz que no RS, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos. Vamos dirigi-lo na próxima semana. Dados do Inmetro dizem que na gasolina ele faz 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade.