Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Evoque volta a ser feito no Brasil e versão nacional estreia em outubro

Desde o fim de 2018 Evoque não é mais produzido aqui; fabricante retoma fabricação nacional, pressionada pela libra nas alturas - Divulgação
Desde o fim de 2018 Evoque não é mais produzido aqui; fabricante retoma fabricação nacional, pressionada pela libra nas alturas Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/05/2021 17h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde o final de 2018, o Range Rover Evoque não é mais produzido no Brasil, mas isso vai mudar em breve. A Jaguar Land Rover anunciou nesta terça o retorno da produção do modelo icônico por aqui. A libra nas alturas e a chance de ampliar a linha de produção (restrita atualmente ao Discovery Sport) motivaram a decisão da montadora britânica.

Atualmente, o modelo é importado da Inglaterra e foi lançado mundialmente (a primeira geração) há nove anos. No Brasil, o utilitário será produzido na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, a partir do último trimestre deste ano. Apostamos que vai chegar às concessionárias em outubro.

O Evoque vai dividir a linha de produção com o Discovery Sport. Para viabilizar a fabricação do modelo P250 2.0 flex de 250 cv aqui, a planta precisou passar por um processo de modernização - destaca o presidente da Jaguar Land Rover Brasil e América Latina, Frédéric Drouin, que conversou comigo.

O Evoque nacional será capaz de entregar o mesmo grau de tecnologia, uma aposta que reflete positivamente no saldo empregatício entre os brasileiros e a fábrica que agora ultrapassa a marca de 400 funcionários.

Restauração de carros antigos

Além disso, acaba de ser inaugurada na fábrica fluminense a exclusiva operação de restauração de carros antigos das duas marcas. "A ação reforçou a mecânica financeira do complexo e também passou a valorizar ainda mais os modelos que nós representamos", disse Drouin.

O executivo também diz, via comunicado de imprensa, que o Evoque é um dos modelos mais vendidos no País e sua essência representa, mais do que nunca, o que a marca quer traduzir para o seu público, buscando nova estratégia global: uma visão de luxo moderno através do design, da qualidade e da eficiência.

O Range Rover Evoque a ser produzido no Brasil terá a mesma plataforma apresentada na versão importada, que agrega novos itens tecnológicos e de conforto. No modelo 2021, o utilitário conta com cinco novas opções de cores: Cinza Nolita, Azul Portofino, Bronze Lantau, Cinza Carpathian e Prata Silicon - sendo que as duas últimas são pinturas da paleta especial metálica premium.

Na cabine, o volante recebeu novo revestimento em couro, novos botões de interação com painel de instrumentos digital e controle de cruzeiro. Atrás da direção estão novas aletas de troca de marcha, agora em alumínio. para os bancos, foram introduzidas novas opções de revestimento, entre elas o couro Windsor.

O sistema de infoentretenimento agora é o PIVO PRO. A central já está à disposição do usuário logo que o carro é ativado, graças ao sistema de bateria independentes. Com as atualizações SOTA (software over the air), a plataforma se mantém atualizada, garantindo que o motorista sempre receba as últimas mudanças em mapas, aplicativos e funcionalidades do veículo.

O modelo ganhou também nova câmera 360º e a função Capô Transparente (na versão mais cara), um sistema de câmeras inteligentes que permitem ao motorista visualizar o terreno à sua frente, logo abaixo do capô. O Sensor de Profundidade, sistema que monitora a profundidade da água, completa o pacote de equipamentos do veículo.