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Jorge Moraes

Toyota SW4 mal chega às lojas e já sofre com reajuste de preços

Colunista do UOL

09/12/2020 09h55

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Lançado no fim do mês passado, o novo Toyota SW4 recebeu as mesmas apostas de renovação de design e tecnologia da sua versão picape, a Hilux. Mas, com pouco mais de duas semanas de estreia e com o SUV ainda meio "ausente" nas revendas, a marca japonesa anunciou um reajuste de 3.6% no preço do utilitário, aumentando o valor de R$ 314 mil para R$ 330 mil a partir de primeiro de janeiro, no carro de sete assentos.

A montadora ainda nem conseguiu entregar os modelos já disponibilizados para o mercado e as reservas, que surpreenderam o fabricante, sofreram um pênalti. Os clientes que colocaram o nome na lista, por um preço menor, foram surpreendidos com o novo valor ou o dinheiro do sinal de volta. O que aconteceu foi uma onda de desistências em que a loja arca com os pedidos de devolução dos "desinteressados".

Concessionários estão tirando do caixa para devolver o dinheiro referente ao sinal, em muitos casos R$ 50 mil para garantir o veículo. E não adianta chorar, pois o argumento de que o Mitsubishi Pajero Sport custa R$ 334 mil não cabe para a defesa.

Os representantes, distribuidores, tentaram impedir o aumento, solicitaram uma prorrogação para a Toyota, mas parece que não deu certo. Hilux, Yaris e Corolla foram para os novos valores com aumento igual ou superior a 2%.

Com o intuito de sustentar a posição de mais vendido da categoria, o SW4 é produzido na fábrica de Zárate, em Buenos Aires, e recebeu novo desenho, além de melhorias na conectividade, conforto, desempenho e segurança. Até aí tudo certo no velho projeto de SUV, mas de design levemente refinado.

Na parte externa, o SW4 recebeu novos faróis, grade, para-choques e rodas em liga leve aro 17. Na cabine, assim como na Hilux, o destaque ficou por conta de uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e taquímetro.

O preto tomou conta do SUV SRX com equipamento de áudio JBL (que melhor muito, mas não é aquele som top), tela touchscreen de oito polegadas com a adição do Android Auto e Apple CarPlay mantendo a função Bluetooth.

Para aumentar o conforto a bordo, a versão topo de linha recebeu um sistema de ventilação nos bancos dianteiros. Entre as facilidades para todas as versões estão sensores de estacionamento dianteiros, além dos traseiros que já existiam. Não esqueci do modo de condução Eco e Power, controle de velocidade de cruzeiro e do ar-condicionado de controle digital.

Para as versões flex SR e SRV também foram disponibilizados farol alto e baixo em LED com nivelamento automático, enquanto a SRV ainda ganhou farol de neblina dianteiro em LED. Mas isso ninguém viu ainda. Não existe o produto no showroom.

Para a segurança, a Toyota oferta os mesmos equipamentos da Hilux 2021, com a adição do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense na SRX, que conta com sistema de pré-colisão frontal, sistema de alerta de mudança de pista e controle de cruzeiro adaptativo. A direção hidráulica assistida ficou mais leve nas manobras e o nível de ruído a bordo muito menor.

O motor 2.8 turbo diesel de 204 cavalos de potência, com caixa de seis marchas, deu certo demais, de um acerto justo com seus 50,9 kgfm de torque. O flex no 4x2 vem por aí, mas não chegou por enquanto.