Caçador de Carros

Caçador de Carros

Siga nas redes
ReportagemCarros

IPVA 2024: veja boas opções de carros para fugir de pagar imposto neste ano

Um dos impostos mais importantes para os estados brasileiros é o IPVA. Como o leitor deve saber, a cobrança é anual, geralmente no início do ano, mas com possibilidade de parcelamento seguindo as regras de cada estado.

O que talvez não saiba é da possibilidade de "escapar" dessa cobrança. Para isso, basta escolher o carro certo e se livrar do IPVA.

Quando digo carro certo, não me refiro a alguma marca ou modelo específico, mas sim ao ano de fabricação do carro. Dependendo da idade do carro, o imposto não é mais cobrado.

Mas atenção: cada estado tem suas regras para isso. A maioria não cobra IPVA de veículos com mais de 15 anos de fabricação. Uma menor parte deixa de cobrar os veículos com mais de 10, 20 ou 30 anos. Para saber a regra para cada caso, basta consultar o Detran de seu estado.

Se você não quer mais pagar esse imposto e obviamente não se importa em ter um carro mais antigo, separei algumas opções de bons usados que já podem ser isentos do IPVA.

Não se esqueça de que é preciso considerar o ano de fabricação deles. Por exemplo: no estado de São Paulo o carro precisa ter mais de 20 anos de fabricação, portanto deve ser no máximo fabricado em 2003, podendo ser modelo 2003 ou modelo 2004.

Acima de 10 anos

Imagem
Imagem: Divulgação

Quem mora em um dos estados que isentam o IPVA dos carros com mais de 10 anos de fabricação pode considerar o primeiro ano do Peugeot 208. Lançado em 2013, teve a difícil missão de melhorar a imagem da marca no Brasil, corrigindo críticas recorrentes dos modelos anteriores, o 206 e o 207.

Continua após a publicidade

Podemos dizer que conseguiu, já que o 208 é bem visto no mercado de usados. Com desenho irrepreensível, ainda se passa por um carro moderno.

Desde as versões mais simples, o 208 já era equipado com duplo airbag, freios ABS, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas. O motor poderia ser 1.5 8v ou 1.6 16v, ambos com câmbio manual de cinco marchas, ou opção de automático de quatro marchas no motor maior. Para não ter dor de cabeça, melhor descartar o automático.

Outra opção que também apareceu no ano de 2013 foi o Nissan Sentra de sétima geração, conhecido como B17. Com visual bem mais bonito que o anterior, fez bastante sucesso no lançamento, tanto que tem vários anunciados nos classificados.

A melhor versão era a SL, que vinha com seis airbags, ar-condicionado dual zone, teto solar e vários outros mimos. O motor era sempre o 2.0 16v com câmbio automático do tipo CVT, mas também tinha opção de câmbio manual de seis marchas na versão mais simples, configuração sensacional para quem gosta de dirigir.

Acima de 15 anos

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Como dito anteriormente, a maioria dos estados isentam de IPVA os carros com mais de 15 anos de fabricação. Se você mora em um deles, pode considerar carros fabricados até 2008. Um dos lançamentos mais importantes daquele ano foi o Volkswagen Gol, popularmente conhecido como G5.

Até aquele momento, o Gol ainda era um campeão de vendas, mas sofria com seu projeto antigo, que inclusive preservava motor posicionado na longitudinal. O G5 modernizou o Gol em todos os aspectos, fazendo dele um "mini-Polo". Equipado com motores 1.0 ou 1.6, sempre com 8 válvulas e câmbio manual de cinco marchas, é dos carros mais baratos de se manter no nosso mercado.

Outra opção, também lançada em 2008, foi a segunda geração do Honda Fit, a mais bonita de todas, na minha modesta opinião. Mesmo caro, o Fit foi um sucesso no seu lançamento, e ainda é muito desejado no mercado de usados.

Oferecido com motores 1.4 16v ou 1.5 16v, tinha opção de câmbio manual ou automático, ambos de cinco marchas. Por ter fama de ser robusto, é comum que seus donos sejam desatentos com as manutenções, portanto não é tão simples conseguir um bom Fit com essa idade, mas vale o esforço.

Acima de 20 anos

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Moradores dos estados que isentam de IPVA os veículos com mais de 20 anos podem se preparar para procurar por carros fabricados até 2003. Naquele ano, o Ford EcoSport foi apresentado, e o mercado nunca mais foi o mesmo.

Sucesso imediato, é certo que não teve concorrentes por bons anos, mas foi responsável por inaugurar a categoria dos SUVs compactos, a mais desejada atualmente no nosso país.

Baseado no Fiesta, poderia ser equipado com três motores, o incompreendido 1.0 "Supercharger", o 1.6 8v e o 2.0 16v, sempre com câmbio manual de 5 marchas e tração somente na dianteira, pelo menos nesse primeiro ano. A maioria dos "Ecos" são completos, mas tem uns raros mais simples, inclusive com manivelas nos vidros.

Outro carro lançado em 2003 foi a Chevrolet Montana, baseada no Corsa B, com destaque para o visual muito bem acertado. Primazia do modelo, foi o espaço para colocar o pé na lateral da caçamba, facilitando o acesso para a mesma, algo que depois foi copiado por outras picapes.

Equipada com motores 1.4 ou 1.8, sempre 8v e câmbio manual de cinco marchas, é uma picape bem simples de se manter, por isso ainda bem procurada. Mas, por ser utilitário, geralmente é usada sem dó, o que dificulta a procura por uma em bom estado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes