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Caçador de Carros

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gastar para ganhar: 8 coisas que você precisa arrumar no carro para vender

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Felipe Carvalho

Felipe Carvalho é administrador de empresas, consultor e primeiro "caçador de carros" profissional do país. Seu canal no YouTube dedicado a avaliações de achados automotivos tem mais de 100 mil inscritos. www.youtube.com/CarrosdoPortuga

Colunista do UOL

28/10/2021 04h00

Costumo me apegar aos meus carros. Se isso é um problema não sei, mas é fato que tenho enorme dificuldade em me desfazer de um veículo.

Dos meus atuais, o de uso diário é um Nissan Sentra que está comigo há mais de seis anos. De vez em quando, dá aquela vontade de trocar por outro carro mais novo e moderno, e esse é um desses momentos. Ainda falta a coragem de oficializar o anúncio, que pode ser que nem aconteça - como nas outras vezes em que cogitei a venda e desisti por algum motivo.

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Ainda assim, todo esse processo fez com que eu analisasse os detalhes que teria que arrumar antes da venda e me inspirou para o assunto da coluna dessa semana. É bem provável que o leitor já tenha passado por isso, e também ficou na dúvida do que valeria a pena fazer no carro.

Seguem alguns pontos que devem ser analisados:

Documentação

Quando estou procurando um carro usado, não me interesso por aqueles com pendências financeiras. Claro que simples multas de trânsitos podem ser negociadas no preço do carro, mas atrasos em IPVA e licenciamento sugerem que o dono está com dificuldades financeiras que podem se estender para uma possível falta de manutenção no carro. Sendo assim, recomendo que pendências financeiras sejam solucionadas antes do anúncio do carro.

Troca de pneu pneus parafuso chave de roda estepe pneu furado - Marcelo Justo/Folhapress - Marcelo Justo/Folhapress
Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Pneus

Os pneus sempre chamam atenção e podem ser decisivos no momento em que um interessado estiver comparando seu carro com outros. Se estiverem muito desgastados, próximos do fim da vida, vale a pena investir em um novo jogo de compostos.

O custo pode ser facilmente revertido no valor final do carro. A opção de dar um desconto no preço do veículo também é válida, mas automóveis nessas condições despertam menos interesse do comprador.

Funilaria e pintura

Outro ponto de destaque e que merece ser observado por quem pretende vender um carro é o estado geral da carroceria. Podemos conviver com ralados e amassados, mas no momento que decidimos encontrar um comprador para o carro, é evidente que esses detalhes precisam ser reparados.

Antes de tudo, é bom pedir para um bom profissional avaliar o que precisa ser feito, pois às vezes um simples polimento ou serviço de martelinho podem resolver. Caso a repintura seja inevitável, se atente ao resultado final para que não tenha diferença de cor entre as peças.

Proprietário do automóvel colocando o óleo no motor do carro - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Mecânica

Para quem mantém as revisões do carro em dia e sempre opta pela manutenção preventiva ao invés da corretiva, não há muito com o que se preocupar. Os reparos mecânicos serão apenas pontuais e certamente mais baratos.

O problema é quando os reparos se acumulam e a conta para resolvê-los fica tão alta que passa a ser improvável ter retorno financeiro com o valor do carro. De qualquer forma, vale a pena solucioná-los antes da venda e ter a tranquilidade de que nenhum comprador ficará retornando para reclamar de algo que quebrou.

Ar-condicionado

Não queira anunciar um carro no qual o ar-condicionado não esteja funcionando. Isso afasta compradores por ser uma compra no escuro.

O comprador não terá como saber o que precisa ser feito e acabará optando por outro carro que esteja com o sistema do ar-condicionado em pleno funcionamento. Recomendo que o vendedor assuma esse reparo, mesmo que o custo seja alto.

Vidros

É bem comum pegar uma pedra na estrada que trinque o para-brisa. Muitos optam por conviver com isso, mas além de perigoso é um item que reprova nas vistorias de transferência. Portanto, é importante que o vendedor cuide desse reparo antes da venda.

Se o carro estiver segurado, é ainda mais fácil, pois basta pagar uma pequena franquia para esse reparo. O mesmo se aplica para retrovisores, faróis e lanternas, peças geralmente cobertas pelas seguradoras.

Assento carro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Estofamento

É imprescindível que o estofamento do carro esteja limpo, e o melhor resultado é conseguido com profissionais que trabalham com estética automotiva. O investimento nesse serviço compensa, pois o comprador ficará com a impressão de estar comprando um veículo usado com cara de novo.

Caso o estofamento esteja com alguma parte bem desgastada ou rasgada, vale a pena procurar um tapeceiro. Nem sempre é preciso trocar tudo, por vezes o reparo pode ser pontual e consequentemente mais barato.

Em relação ao volante, não faz sentido vender com desgastes, já que o custo de reparo é muito baixo. Em modelos que não são revestidos com couro é possível substituir a base. Para aqueles revestidos com couro, basta a simples substituição do revestimento.

Acabamento

Peças de acabamento nem sempre são baratas, mas às vezes o reparo pode ser feito de maneira artesanal pelo vendedor. Por exemplo, é comum encontrar carros usados com os difusores da ventilação quebrados, mas às vezes estão apenas com as peças móveis desencaixadas.

Com um pouco de habilidade e paciência, esse reparo pode ser feito com custo zero. Mesmo que a peça tenha que ser substituída, ainda existe a alternativa de comprar uma peça de marca paralela, bem mais barata que a original. Certamente, o resultado final é melhor do que deixar quebrado.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL