Topo

Benê Gomes

Caoa Chery iCar: como é rodar com compacto elétrico mais vendido do Brasil

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

22/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em 2022, a Caoa Chery no Brasil apostou forte na eletrificação de toda sua linha de automóveis comercializada no Brasil. Em seu portfólio, conta com as versões híbridas dos SUVs Tiggo 5, 7, 8 e o sedã Arizzo 6, e fecha o grupo com o 100% elétrico iCar.

Com visual simpático, o iCar é um modelo curtinho, mede 3 metros e 20 centímetros, e foi desenvolvido para cumprir a proposta urbana. Para ajudar na eficiência energética, sua carroceria é toda feita de um composto que mistura alumínio de aviação e polímeros de alta resistência. Assim, quando você toca em qualquer parte da carroceria dele, tudo é mais maleável, como se fosse puro plástico.

Aí, tem um ponto bem curioso: a peça do capô, também de "plástico", ao ser aberta, sai na sua mão. Isso mesmo, ela não é presa por dobradiças ou mola a gás, pois foi projetada para ser retirada nos momentos de manutenção. Então, é fácil imaginar esse carrinho estacionado na rua e um "curioso" resolver levar a peça para casa, é ou não é? Brincadeiras à parte, pude confirmar com os executivos da marca que, ao menos por enquanto, não houve nenhum caso de furto registrado no Brasil.

icar - DIVULGAÇÃO - DIVULGAÇÃO
Carroceria é composta por alumínio de aviação e polímeros de alta resistência
Imagem: DIVULGAÇÃO

O iCar tem faróis halógenos do tipo canhão, luz de condução diurna, barras decorativas no teto, aerofólio traseiro e rodas de liga leve de 15 polegadas. Como tem apenas duas portas, traz um cuidado para facilitar a vida dos passageiros traseiros. Conta com um sistema elétrico que faz o banco do passageiro dianteiro correr sobre um trilho e abrir espaço confortável para a pessoa entrar. O acionamento é feito por um pequeno botão no encosto do banco dianteiro.

Já o espaço para os passageiros atrás, não tem jeito, é bem modesto, ideal mesmo para duas crianças. Mesma coisa para o porta-malas, de apenas 100 litros de capacidade, mas que pode ganhar espaço de carro grande com os bancos rebatidos, subindo para 380 litros.

Interior futurista e bem cuidado

Dentro, o iCar carrega um ar de modelo família Jetsons, mas com direito a acabamento geral muito bem cuidado, que lembra até um modelo de luxo. Os tons azul-claros predominam nos revestimentos de bancos e painel, tem costuras pespontadas, apliques que lembram aço escovado, teto panorâmico, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, ajuste elétrico para o banco do motorista, volante com base reta e o painel de instrumentos é 100% digital.

Bonita e bem moderna é a tela do sistema multimídia de 10,25 polegadas posicionada na vertical (assim como nos modelos Volvo). Ela rouba a atenção no painel frontal com as imagens, por exemplo, do processo de regeneração de energia, e é nela também que o usuário configura vários recursos do carro e do sistema de som.

icar - Divulgação - Divulgação
Bonita tela do multimídia na vertical, como nos modelos da Volvo
Imagem: Divulgação

Reações de carro elétrico, mas sem pressa

Dirigir o iCar é algo que também pode garantir um sorriso no rosto. Tem um motor elétrico bastante disposto, que gera o equivalente são 61 cv de potência e um bom torque de 15,3 kgfm, e dois modos de condução, Sport e Eco. É força suficiente para o tamanho dele, ele tem aquela reação típica de carro elétrico quando você pisa fundo para arrancar.

Mas não se empolgue, o negócio dele não é andar muito rápido, faz de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, ou seja, não dá pra considerá-lo um carro super ágil. No entanto, não causa frustração, aliás, o contrário. Por ser curtinho e contar com suspensão independente nos dois eixos com acerto um pouquinho rígido, é um modelo que empolga porque garante boas sensações ao volante, te deixa perceber melhor as reações dinâmicas do carro.

Mas o ponto forte e a proposta dele não é exatamente essa, mas sim, contribuir com a redução de emissões e ser muito prático na rotina na cidade ou em pequenas viagens a dois. Nesse quesito, ele não falha, oferecendo autonomia de 282 km com uma carga completa.

Aliás, a recarga poder ser feita em apenas 36 minutos em eletropostos de carga rápida, ou em cerca de cinco horas em sistema de carregamento portátil (de parede), e em até onze horas com carregador portátil em tomada de 220V. No quesito segurança, tem o necessário, com airbag duplo frontal, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampa e monitor de pressão dos pneus.

icar - Divulgação - Divulgação
Carga completa da bateria em apenas 36 minutos nos eletropostos de carga rápida
Imagem: Divulgação

Líder entre os pequenos elétricos

Lançado em junho de 2022, o iCar pode ser considerado um modelo bem-sucedido por aqui, confirmando a aposta da Caoa Chery nos eletrificados. Chegou como o mais barato do grupo dos subcompactos 100% elétricos - que reúne ainda o JAC JS1 e o Renault Kwid e-Tech - mas perdeu a condição recentemente para o modelo JAC.

Condição que não tirou do iCar a liderança do segmento em 2022, com 782 unidades vendidas. Volume pequeno quando comparado com um compacto a combustão, mas muito representativo para o ainda modesto mercado nacional de veículos elétricos.

Preço Caoa Chery iCar: R$ 149.990,00 (SP)