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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fiat Fastback entrega o que se espera de um SUV e vai bem com motor menor

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Colunista do UOL

25/12/2022 04h00

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Um dos mais importantes lançamentos do mercado brasileiro em 2022, o Fastback é outro bom representante da nova fase da Fiat no Brasil, agora determinada a ser reconhecida como fabricante de modelos de maior valor, em preço e conteúdo. Ele cumpre bem essa missão, tem elegância e tira proveito do novo desenho dianteiro do Pulse Abarth, com entradas de ar laterais na vertical e faróis de neblina com cornering lamps (que se acendem automaticamente em curvas).

Mas para falar sobre desenho, o que mais importa é observar a lateral dele, ponto onde há motivos para discussão. As caixas de rodas, por exemplo, têm molduras largas e chamativas, dando a sensação de que a roda é pequena para ele (mesmo na versão Impetus, que tem rodas diamantadas de 18 polegadas).

Ao olhar o teto com caimento pronunciado - seu diferencial de estilo mais marcante - fica aquela dúvida. Para mim, a traseira ficou muito espichada e tirou equilíbrio geral das linhas. No entanto, foi graças a isso que o Fastback resolveu um problema dos SUVs, o tamanho do porta-malas. São 516 litros de capacidade (ou mais de mil litros com os bancos rebatidos).

FASTBACK IMPETUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Traseira bem espichada garantiu porta-malas generoso
Imagem: Matheus Simanovicius

Dentro, tudo é muito parecido com o que já conhecemos o Fiat Pulse. O acabamento carrega bastante plástico, mas é bem feito, o desenho das peças é bonito, traz tela multimídia de 10,1 polegadas, espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, conjunto de instrumentos 100% digital configurável, entre outros itens esperados para um carro desse valor.

Exclusivo é o console central elevado com freio de estacionamento acionado por botão e porta-copos removível. Atrás, tem entradas USB e saídas do ar-condicionado, bancos com os encostos mais inclinados para trás em relação ao Pulse para aliviar a limitação da cabeça por causa do teto mais baixo.

Motor, só turbinado

O Fastback é oferecido em três versões, Audace, Impetus e Limited Edition. É sempre equipado com os motores turbo flex da linha Fiat, o 1.0 de 130 cv, e 1.3 de 185 cavalos de potência. Na versão Impetus, temos a boa surpresa com o desempenho positivo do Fastback, mesmo com o motor menor, o 1.0 turbo de 3 cilindros de 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque.

A transmissão é automática do tipo CVT e, como já elogiei no Pulse, o acerto com o motor é muito equilibrado, oferecendo respostas espertas e até a trocas de sete marchas simuladas pelas aletas no volante. Tem bem menos força do que o 1.3 turbo, mas faz de 0 a 100 Km/h em 9,4 segundos, o que não é ruim.

Para quem espera mais, tem o modo Sport, quando a transmissão deixa o motor esticar mais as "marchas" e sem pesar muito no consumo. Pelos números oficiais, garante médias de 11,3 km/l na cidade e 13,9 Km/l na estrada com gasolina.

A suspensão é reforçada, como a engenharia da Fiat confirmou, para garantir maior segurança, já que se trata de um modelo com razoável potencial para acelerar. Mas o Fastback não deixa de ser um bom carro pra família, com rodar macio e, em algumas situações, até balança mais do que a gente gostaria. E como se trata de um carro robusto e alto, supera praticamente sem perceber as valetas e buracos tão comuns em nossas ruas. Para frear, tem discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

FASTBACK IMPETUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Versão Impetus vai bem com motor turbo menor e ainda oferece modo Sport
Imagem: Matheus Simanovicius

Bem servido de itens de segurança

O Fastback, é bem servido também de itens de segurança. Vale o destaque para os recursos inteligentes, como frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa que corrige a trajetória, mudança automática de farol alto, entre outros. Faltam o controle de cruzeiro adaptativo e mais dois airbags - tem apenas quatro - diferente da maioria dos seus concorrentes diretos, que já oferecem seis.

Apesar disso, é inegável que esse SUV cupé trouxe uma dose de inovação para o segmento, em especial, por oferecer um porta-malas generoso. O resultado prático é que, pouco antes de completar três meses de mercado, o Fastback já havia batido a marca das 10 mil unidades vendidas. Um bom resultado para um recém-chegado, concorda?

FASTBACK IMPETUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Bem servido de segurança, mas só rodas dianteiras têm freios a disco
Imagem: Matheus Simanovicius

Preços Fiat Fastback

Audace Turbo 200 flex: R$ 135.335
Impetus Turbo 200 flex: R$ 146.656
Limited Edition Turbo 270 flex: R$: 159.522

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