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Benê Gomes

Leaf 2023 até projeta imagens no retrovisor, mas autonomia ficou modesta

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Colunista do UOL

23/10/2022 04h00

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O sucesso dos modelos elétricos, inclusive no Brasil, certamente começa com o Nissan Leaf, primeiro 100% elétrico produzido em larga escala no mundo. Lançado no Japão e Estados Unidos em 2010, é vendido no Brasil desde 2019. A segunda geração recebeu uma pequena reestilização para a linha 2023, ganhou duas cores - cinza shark e vermelho magnético - e algumas alterações na carroceria.

Agora tem acabamento preto brilhante e novo logo na peça onde seria a grade de um modelo a combustão, faróis de LED com lentes escurecidas, para-choques redesenhados, novas rodas de cinco raios aro 17, entre outros. Uma boa novidade técnica foi a introdução de mais uma tomada de carregamento, a do tipo 2, padrão europeu e mais utilizada no Brasil.

Leaf 2023 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Leaf agora tem detalhes escurecidos na dianteira e rodas aro 17 de cinco raios
Imagem: Matheus Simanovicius

O Leaf tem bom entre-eixos de 2,70 metros, o que resulta em espaço confortável para os passageiros no banco traseiro. A situação não é completamente positiva porque tem túnel central elevado e baterias embaixo do assoalho, detalhe que obrigou a elevação da peça e acaba deixando o joelho do passageiro um pouco mais alto também.

O acabamento se aproxima bastante do padrão de modelos luxo, com revestimento que imita o couro nos bancos e costuras pespontadas na cor azul para lembrar que se trata de um carro com emissão zero. O porta-malas não desaponta, com 435 litros de capacidade.

Visual menos futurista e mais tecnologia

Como aconteceu fora, dentro o atual Leaf deixou de lado o ar exagerado de carro futurista para apostar no desenho tradicional de um carro de passeio. Oferece boa conectividade no multimídia com tela de 8" e espelhamento de smartphone por cabo, mais um competente som Bose com 06 alto-falantes e subwoofer.

Mas não abriu mão de um item moderninho e diferente: a alavanca de câmbio que parece muito com um joystick de videogame. E também não perdeu um pezinho no antigo com o freio de estacionamento com acionamento por pedal.

Leaf 2023 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Painel padrão de carro de passeio e alavanca de câmbio tipo joystick de videogame
Imagem: Matheus Simanovicius

Como é de se imaginar, o Niissan Leaf, é um carro bastante seguro, equipado com seis airbags e recursos de assistência, como o alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa que apenas vibra o volante, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de ponto cego.

Ponto positivo envolve uma inovação com o retrovisor que conta com uma tela de LCD para exibir imagens traseiras captadas pela câmera instalada na tampa do porta-malas. O resultado é uma visão ampla e clara, sem nenhum ponto cego, já quem nem mesmo os encostos de cabeça interferem, afinal, ele só mostra a imagem externa.

Na prática, exige adaptação e cuidados nas manobras, porque a imagem é bem ampliada e mostra os objetos mais perto do que realmente estão. Importante é que, caso você não queira utilizar o recurso o tempo todo, é só movimentar o retrovisor para baixo e o espelho reaparece em condição normal.

Autonomia modesta

Para acelerar, o Leaf mantém o conjunto e as mesmas características. Como todo 100% elétrico, é bom de arrancada com o troque de 32,6 kgfm disponível em qualquer condição. E com a potência de 150 cavalos, embala bem na estrada, anda seguro e confortável com o seu conjunto de suspensão acertado.

Mas o que pega no Leaf atual é a autonomia um tanto modesta quando pensamos nos novos carros 100% elétricos disponíveis no Brasil. Enquanto a maioria já entrega 300, 400 Km, o Leaf garante 272 Km de autonomia, número que exige atenção para quem pretende encarar uma viagem. Ao menos traz um carregador para tomada 110 ou 220 volts como item de série.

Leaf 2023 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Leaf oferece bom porta-malas com 435 litros de capacidade
Imagem: Matheus Simanovicius

Agora, antes que reclame, sim, o Nissan Leaf também é caro para a realidade do brasileiro. Para isso mudar, nosso mercado precisa amadurecer, receber a infraestrutura necessária, para só então sonharmos com preços mais acessíveis.

Condição que não tira o crédito do Leaf como pioneiro no segmento e por todos seus pontos positivos, inclusive força da Nissan e a promessa de seguir investindo mercado brasileiro de eletrificados. A marca já conta com 51 concessionárias homologadas para vender o Leaf no país e confirmou um novo modelo com a tecnologia híbrida e-Power no Brasil em 2023, provavelmente, o Nissan Kicks.

Preço Nissan Leaf 2023: R$ 298.490,00

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