Topo

Benê Gomes

Jeep Gladiator tem estilo e preço fora dos padrões, mas não sofre por isso

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

04/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lançamento mais recente da Jeep no Brasil, a Gladiator é uma picape diferente se comparada a modelos como Chevrolet S10 ou Ford Ranger. Além do visual muito característico, tem bastante capacidade para andar em pisos extremos e preço fora dos padrões do consumidor médio brasileiro.

Quem já conhece o SUV Wrangler, logo percebe que se trata praticamente do mesmo carro, a não ser pela distância entre-eixos maior - de 3,48 metros - e, naturalmente, a caçamba. A partir desse ponto, passamos a entender qual é o foco dela, primeiro porque tem capacidade de carga modesta em comparação a uma picape média: 674 kg.

A Jeep até exalta o espaço de 1.000 litros, mas como as laterais são baixas, a caçamba não pode levar muita coisa. Mas, nessa questão, tem um trunfo sim, a boa capacidade de reboque de 3.138 kg

GLADIATOR - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Caçamba comporta mil litros, mas a capacidade carga é modesta: 674 KG
Imagem: Matheus Simanovicius

Indo adiante, tem desenho quadradão, suspensão bem robusta, pneus de uso misto e outros elementos de um modelo off-road de verdade. Legal é a dianteira clássica, referência direta ao tradicional Jeep Willys, lá do início. Proposta vista dentro também, com o painel reto, de aço, parafusos à mostra, alavancas da transmissão automática e da tração 4X4 com reduzida.

Tudo isso num padrão carro de luxo, com couro nos bancos, costura aparentes, superfícies emborrachadas, som de primeira da Alpine com 09 alto-falantes e subwoofer, multimídia de 8,4 polegadas, e por aí vai. Agora, no geral, passa um clima de pouca frescura, de picape parruda mesmo, pra ser jog

ada na terra e na lama.

GLADIATOR - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Padrão carro de luxo com bancos em couro, costuras aparentes e superfícies emborrachadas
Imagem: Matheus Simanovicius

Dito isso, nada pode ser melhor do que experimentar a Gladiator em um ambiente para o qual realmente foi projetada, com pisos difíceis, muita pedra, buracos e trechos alagados. Além da força do motor 3.6 V6 a gasolina de 284 cv de potência e 35,4 kgfm, tem a transmissão automática de oito velocidades, tração integral com reduzida, bloqueio de diferencial e providenciais câmeras frontal e traseira para ampliar a visão nas trilhas.

Tem ainda outro recurso bem interessante: a barra estabilizadora dianteira que pode ser desacoplada, o que aumenta a capacidade torcional da picape. Com essa opção, a Gladiator é capaz, literalmente, de subir algumas paredes.

GLADIATOR - Divulgação - Divulgação
Barra estabilizadora dianteira pode ser desacoplada para aumentar a capacidade torcional
Imagem: Divulgação

Com tudo isso, será que pode ser usada como carro comum? Apesar do tamanho, consegue enfrentar bem os desafios urbanos, exigindo um pouco mais de atenção nas manobras de estacionamento, mas sem limitar demais o uso. Vai bem na estrada, até porque tem um motorzão forte. Mas, como se trata de um utilitário parrudo, sente mais o vento em alta velocidade e os pneus geram uma dose de ruído.

Melhor então é andar tranquilo e dentro dos limites de nossas rodovias para aproveitar a dose de conforto que oferece, inclusive o bom espaço interno. E essa é uma maneira ainda de não levar susto com o consumo de gasolina que, mesmo pelos números oficiais, é alto: 6,5 km/l na cidade e 7,44 km/l na estrada.

Estilo buggy

Algo que desperta a curiosidade - e já conhecido do Wrangler - é o recurso que permite deixar a picape com uma aparência de buggy de praia. Isso porque dá para tirar as portas, o teto e até rebater o para-brisa. O sistema de som por exemplo, tem alto-falantes dianteiros sobre o painel, enquanto os traseiros ficam no santântonio e podem ser retirados e usados como caixas de som externas.

GLADIATOR - Divulgação - Divulgação
Estilo buggy de praia sem portas e teto, e com o vidro do para-brisa rebatido
Imagem: Divulgação

No mais, o Gladiator é uma picape absolutamente moderna e segura por oferecer um pacote que reúne controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e assistente de descida, entre outros esperados para um modelo desse porte.

GLADIATOR - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Estilo próprio e dianteira que lembra o clássico Jeep Wllys
Imagem: Matheus Simanovicius

Agora no Brasil, o Gladiator se junta aos novos modelos da RAM para formar um time de picapes muito robustas, cheias de recursos e preços bastante altos também. A Gladiador é vendida aqui em versão única, a Rubicon, e custa meio milhão de reais.

Mas veja só, o primeiro lote de 322 unidades, planejado para atender o mercado até o fim de 2022, acabou poucas horas depois do lançamento oficial. Sinal de que, no caso da Gladiator, além da proposta radical, o valor também não vai ser um problema por aqui.

Preço Jeep Gladiator Rubicon: R$ 515.913,00 (SP)

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.