Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Novo Honda HR-V EXL acelera tranquilo e entrega consumo baixo

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

28/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após a apresentar oficialmente o New HR-V no Brasil e iniciar o processo de pré-venda, o SUV começa a chegar às mãos dos primeiros compradores. São 04 novas versões, duas com motor turbo, e as primeiras a chegar são as versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing, ambas com o motor 1.5 flex aspirado.

Como já entrega nome, tudo é realmente novo no HR-V, inclusive a plataforma. Ficou elegante e ganhou nova personalidade com o estilo SUV-cupê, reforçado pelo caimento acentuado da linha do teto na parte traseira. A dianteira ficou mais larga e com grades diferentes para as duplas de versões. Na EX e EXL, tem filetes escuros com acabamento fosco, enquanto nas superiores, utiliza o estilo colmeia com acabamento preto brilhante.

Os faróis ficaram mais afilados e têm iluminação de led em todas as versões. Na traseira, as novas lanternas contam com acabamento fumê, led nas luzes de posição e de freio, e são ligadas por uma barra que atravessa toda a tampa do porta-malas. Oferece exclusividade ainda para os jogos de rodas de alumínio aro 17 com desenho próprio para cada versão.

Dentro, tudo bem diferente também com linhas retas em todo o painel central e nas entradas de ar. A tela multimídia de 8 polegadas fica em posição elevada, o painel de instrumentos é analógico e tem uma pequena tela TFT de 4,2 polegadas no centro para as informações do computador de bordo.

O console central cresceu e perdeu o vão inferior, de difícil acesso, onde ficavam as entradas USB. O ar-condicionado digital tem novo posicionamento para os botões, oferece saídas traseiras e, nas laterais, o novo modo chamado de difusor. Nele, o ar sai lateralmente e é direcionado para cima, uma forma de manter a temperatura bem equilibrada em toda a cabine, informa a Honda.

HR-V EXL - Divulgação - Divulgação
Modo difusor direciona o ar para o teto e acima dos ombros dos passageiros
Imagem: Divulgação

Honda Sensing é item onipresente no novo HR-V

Uma das boas novidades do New HR-V é a inclusão do Honda Sensing em todas as versões. Agora, o modelo sai de fábrica com os recursos de condução semiautônoma e de segurança ativa, como assistente de saída de faixa com correção da trajetória, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo.

Tem ainda o Lane Watch, que funciona como um alerta de ponto cego com imagens, esse já conhecido do Civic fabricado no Brasil. Funciona assim: toda vez que o motorista aciona a seta para o lado direito, o sistema exibe na tela do multimídia cenas ao vivo captadas por uma câmera instalada no retrovisor direito.

HR-V EXL - Divulgação - Divulgação
Proteção contra o ponto cego com câmera no retrovisor e imagem ao vivo na tela do multimídia
Imagem: Divulgação

Motor menor dá conta?

Essa é a pergunta natural de quem já teve ou experimentou a geração anterior com motor 1.8 flex de 140 cavalos. O motor 1.5 flex de injeção direta é melhor, traz boas evoluções, trabalha com a transmissão automática do tipo CVT, só que é mais fraco: são 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque.

É o mesmo conjunto do também recém-lançado New City, o que nos leva a imaginar que, por se tratar de um carro maior, não vai dar conta do recado. De certa forma, isso acontece, porque as reações são mais lentas e, quando você pisa fundo no acelerador, o giro sobe rápido e o ronco alto pode incomodar. Mas, ao mesmo tempo, a receita é equilibrada, sem emoções fortes, porém alinhada com a proposta do carro. O SUV embala bem e com força suficiente para deixar o motorista seguro, principalmente na cidade.

Desconforto maior pode vir nas retomadas na estrada e com o carro cheio, situação que pode ser resolvida com atenção no momento de executar uma ultrapassagem. Em compensação, o HR-V com motor 1.5 flex ficou mais econômico em relação à antiga versão 1.8, com médias oficiais de 12,7 km/l na cidade, e 13,9 km/l na estrada, com gasolina. Números que são fáceis de superar para quem der um pouco mais atenção para a condução eficiente.

HR-V EXL - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Visual elegante para agradar quem valoriza um SUV urbano
Imagem: Matheus Simanovicius

Ou seja, tudo está dentro da estratégia da Honda, que não vai deixar de atender os que buscam uma dose maior de esportividade. Para isso, a marca já tem prontinhas as versões turbinadas do HR-V, que chegam em outubro e, com preço mais alto.

Preço New HR-V

EX Honda Sensing: R$ 142.500,00
EXL Honda Sensing: R$ 149.900,00

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Novo Honda HR-V x Hyundai Creta: veja os SUVs em detalhes