Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Peugeot 208 vai ganhar novo motor 1.0 turbo flex na linha 2024; confira

Protótipo do Peugeot 208 Griffe T200 roda em testes finais em Belo Horizonte, Minas Gerais - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Protótipo do Peugeot 208 Griffe T200 roda em testes finais em Belo Horizonte, Minas Gerais Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do Uol

06/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Peugeot 208 2024 está prestes a ser lançado no mercado brasileiro com um novo motor: é o mesmo 1.0 turbo flex T200 dos primos Fiat Pulse e Fastback.

A novidade havia sido antecipada por esta coluna no dia 14 de outubro de 2022 e quase não irá incluir mudanças na parte visual.

A única alteração na aparência do hatch ficará restrita à versão topo de linha Griffe, que que receberá rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho inédito.

Da mesma forma que Pulse e Fastback, no 208 o novo motor 1.0 turbinado virá acompanhado do câmbio CVT com simulação de sete marchas.

Essa motorização será oferecida nas versões Allure, Style e Griffe, conforme apuração exclusiva deste colunista, e substituirá o atual 1.6 aspirado nessas configurações.

No hatch francês potência e torques seguirão como nos modelos da Fiat.

Assim, serão 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina.

Não importando o combustível que estiver no tanque, o torque é sempre de 21,4 kgfm.

Mesmo com a chegada do novo motor 1.0 turbo, o Peugeot 208 2024 manterá o atual 1.6 aspirado na versão Active, com foco nas vendas para frotistas.

Esse propulsor de 1,6 litro continuará ligado ao câmbio automático de seis marchas e seguirá disponível até dezembro de 2024.

Em 2025, ele será aposentado devido aos limites de emissões do Proconve L8.

Motor 1.0 será mantido nas versões de entrada

Flagra Protótipo Peugeot 208 Turbo T200 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Peugeot 208 Griffe T200 terá roda de liga de 17 polegadas
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O motor 1.0 Firefly que estreou no hatch em maio de 2022 seguirá nas versões Like e Style.

Ele fornece do hatch de 75 cv com etanol e 71 cv de potência com gasolina. Já o torque fica em 10,7 kgfm com etanol e 10 kgfm com gasolina. O câmbio é o manual de cinco marchas.

Segurança

Desde a versão de entrada Like, o Peugeot 208 2024 seguirá como é na linha 2023 e virá equipado com quatro airbags (dois frontais e dois laterais), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens.

A versão Griffe agrega airbags de cortina e itens de condução autônoma como alerta de colisão frontal, frenagem de emergência, alerta e correção de mudança de faixa, farol alto com comutação automática, detector de fadiga e reconhecimento de placas com limite de velocidade.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.