Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ford Equator Sport: SUV é testado no Brasil e pode substituir Territory

Colunista do UOL

26/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Oficialmente a Ford diz que os protótipos do Equator Sport em testes no Brasil são destinados a outros mercados. Fabricante faz questão de dizer que a engenharia local está diretamente ligada ao desenvolvimento de produtos globais. No entanto, com o fim de suas operações locais, a marca, agora como importador pode comercializar qualquer produto no Brasil, desde que ele seja rentável e justifique sua homologação.

Por isso, o Ford Equator Sport é candidatíssimo a estrear no mercado brasileiro em 2023. O SUV já foi apresentado como novo Territory em outros mercados. Por aqui, ele deve entrar na vaga do atual modelo vendido no Brasil desde 2020.

Os protótipos estão sendo testados em todas as condições, incluindo o frio catarinense comum nesta época do ano. Nosso amigo João Kleber, designer digital, avistou dois protótipos em testes na cidade de Lajes, ele relata que os carros estavam com os capôs abertos e em volta dos protótipos os engenheiros faziam medições em seus computadores.

Ford Equator Sport - Foto | Ford/Divulgação - Foto | Ford/Divulgação
Ford Equator Sport tem motor 1.5 Turbo de 170 cv
Imagem: Foto | Ford/Divulgação

Por mais que a Ford tente despistar, os testes com o Equator Sport são destinados para homologação do SUV para ser vendido no mercado brasileiro.

O Ford Equator Sport conta com motor 1.5 turbo a gasolina, que rende potência de 170 cv e torque de 26,5 kgfm. O motor é ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem.

Ford Equator Sport - Foto | Ford/Divulgação - Foto | Ford/Divulgação
Ford Equator Sport tem linhas mais resolvidas que o atual Territory
Imagem: Foto | Ford/Divulgação

Em relação ao tamanho, o SUV chinês da Ford conta com 4,63 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,93 m de largura e 2,70 m de entre-eixos.

O Ford Equator Sport tem desenho mais resolvido que o Territory atual. Na porção dianteira, o destaque fica por conta da enorme grade que tem detalhes pontilhados. Já os faróis são iluminados por LED e são bem finos. Em abrigos que lembram figuras geométricas, as luzes auxiliares também são em LED.

O SUV tem a linha de cintura alta e na parte inferior das portas um vinco bem acentuado se destaca. De lado, o SUV tem a linha de cintura alta e as laterais tem vinco bem acentuado na parte inferior das portas.

A traseira do Ford Equator Sport tem lanternas horizontais em LED que invadem a tampa do porta-malas. Um pequeno aerofólio sobre a tampa do porta-malas deve agradar os consumidores.

Duas grandes telas se destacam no interior do Equator Sport. O quadro de instrumentos é 100% digital e fica ao lado da central multimídia com sistema Sync 4.

Assim como os demais modelos do novo posicionamento da Ford no Brasil, o Equator Sport não deverá ter grandes volumes de vendas. No entanto, não há como negar que o SUV é mais bonito que o Territory e isso o deve credenciar para ter vendas melhores.

Ford Equator Sport - Foto | Ford/Divulgação - Foto | Ford/Divulgação
Ford Equator Sport tem tela multimídia com sistema SYNC4 e quadro de instrumentos 100% digital
Imagem: Foto | Ford/Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.