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VW Tiguan volta ao Brasil após 2 anos com perdas e ganhos; veja o que mudou

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2024 04h00

Depois de dois anos longe do Brasil, o Volkswagen Tiguan Allspace volta ao país com novo visual e novidades mecânicas e de equipamentos. Importado do México, como o modelo anterior, o SUV de sete lugares é vendido exclusivamente na versão R-Line, com preço sugerido de R$ 278.990 e equipada com motor 2.0 turbo a gasolina - o único opcional é o teto solar panorâmico, que acrescenta R$ 10 mil ao preço final.

A principal mudança está no capô: para atender as novas normas de emissões, o motor 2.0 foi recalibrado e sua potência diminuiu dos 220 cv anteriores para 186 cv. O torque, por sua vez, era de 35,7 kgfm e agora é de 30 kgfm.

A tração, que era integral, passou a ser apenas dianteira, enquanto o câmbio, que era de dupla embreagem com sete marchas, foi substituído pela transmissão automática convencional, com conversor de torque e oito velocidades.

O UOL Carros teve a chance de testar a nova geração do SUV da marca alemã e conta todos os detalhes abaixo.

Desvendando o VW Tiguan Allspace 2024

Volkswagen Tiguan Allspace 2024 frente 3/4 dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Design: A novidade mais perceptível está na dianteira, que exibe novos faróis full-LED que ganharam prolongamento nas extremidades e um avançado sistema que ajusta automaticamente a luz alta para não ofuscar motoristas no sentido contrário. Agora com barra iluminada, a grade dianteira também foi redesenhada, bem como o para-choque frontal. Adoção de mais itens cromados no acabamento externo passa uma impressão mais premium do novo Tiguan na comparação com seu antecessor.

Vida a bordo: SUV é bastante espaçoso, em especial na segunda fileira de bancos, e traz comodidades como ar-condicionado de três zonas e volante aquecido. Suspensões têm equilíbrio entre estabilidade e conforto, enquanto a segurança é reforçada com seis airbags, frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa, controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial.

Desempenho: com a nova calibragem, não tem mais a dose extra de empolgação na hora de acelerar, mas está (muito) longe de ser um automóvel "amarrado" e sem fôlego. Pelo contrário: tem desempenho de sobra e chassi muito equilibrado, mantendo sua vocação mais esportiva. As suspensões independentes reforçam essa impressão de agilidade, bem como o competente câmbio automático de oito marchas com conversor de torque - que não é rápido quanto a transmissão de dupla embreagem do modelo anterior.

Consumo: graças à nova calibragem do motor e à adoção do câmbio automático com oito velocidades, além da retirada da tração integral, o consumo de combustível ficou mais baixo e o bolso agradece. As médias oficiais de 9 km/l na cidade e de 11,3 km/l na estrada são boas para um veículo que pesa quase 1,8 tonelada.

Itens de série: destacam-se itens como banco do motorista com ventilação, memória e ajustes elétricos, o painel digital de 10,25 polegadas, a central multimídia de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, os assistentes à condução, como o sistema de manutenção de faixa e o controle de velocidade adaptativo com função para e anda, e o ar-condicionado digital com três zonas de temperatura.

Volkswagen Tiguan Allspace 2024

Preço

R$ 278.990
Carros
3,7 /5
USUÁRIOS
1,5 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Consumo
  • Prazer ao dirigir
  • Segurança
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Desempenho ficou mais fraco
  • Perdeu tração integral

Veredito

O Volkswagen Tiguan Allspace ainda é referência em equipamentos de série, espaço interno e prazer ao dirigir dentre os SUVs médios vendidos no Brasil. Contudo, já não dá para dizer o mesmo em termos de desempenho com a perda de potência e torque na comparação com o modelo antigo - que, literalmente, trazia o mesmo conjunto mecânico do VW Golf GTI de sétima geração. Também vale destacar que, apesar de ter acabado de chegar ao Brasil, o modelo aqui está defasado em relação ao europeu, que acaba de ganhar nova geração.

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0 turbo, injeção direta

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 186 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 30 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 9,2 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • Não informada

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 11,3 km/l

  • Câmbio

  • Automático, conversor de torque, 8 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 255/45 R19

  • Rodas

  • 19 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.650

  • Comprimento (mm)

  • 4.700

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.790

  • Largura (mm)

  • 1.860

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.794 kg

  • Porta-malas (L)

  • 686 litros (com terceira fileira recolhida)

  • Tanque (L)

  • 60 litros

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