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Eclipse Cross dá adeus a traseira polêmica, mas não atualiza o interior

José Antonio Leme

Do UOL, em Amparo (SP)

13/04/2022 04h00

A Mitsubishi atendeu às preces dos seus clientes e do mercado e atualizou o Eclipse Cross. O modelo passou por sua primeira reestilização de mercado aqui no Brasil.

As mudanças visuais se concentraram na traseira, onde o SUV japonês perdeu seu principal item de disputa e debate acerca do visual escolhido pela marca para o "sucessor" do esportivo Eclipse.

Com preços que variam entre R$ 193.174 na versão GLS até chegar aos R$ 240.696 exigidos pela versão de topo, testada por UOL Carros, o Eclipse nunca foi uma unanimidade.

Será que as mudanças cosméticas fizeram o suficiente para o Eclipse Cross deslanchar nas vendas daqui para a frente? É o que vamos descobrir.

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S AWC

Carros
3,6 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Dirigiblidade

Pontos Negativos

  • Acabamento

Veredito

O Eclipse Cross ficou mais "palatável" a diferentes clientes e gostos com a traseira mais convencional do que a anterior, mas perdeu o fator inovador que ele tinha. No mais, o carro continua bom de suspensão e motor, entregando conforto para os ocupantes e aceleração sempre constante e direta quando exigido

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

Aqui estão as grandes mudanças do Eclipse Cross. A primeira reestilização do modelo desde que desembarcou no Brasil está em conformidade com as mudanças realizadas lá fora.

O design considerado polêmico da traseira, mas também marcante, que tinha um vidro espia na traseira abaixo do localizado na tampa do porta-malas deu espaço a um desenho mais convencional.

O vidro espia foi trocado por uma nova peça de chapa, mais tradicional, e a tampa cresceu. Com isso as lanterna também mudaram e perderam a ligação refletiva que havia entre elas, mas ficaram maiores em direção à dianteira do carro.

Na frente o carro também ficou mais comedido, abrindo mão dos grandes cromados por peças menores. Os faróis que ficavam em cima foram para a área inferior, no para-choque, e agora na parte superior há apenas as luzes diurnas de LEDs.

Olhando de lado, o carro manteve as linhas e os vincos que a carroceria já tinha, mas ganhou rodas de 18" com novos desenhos mais esportivos e condizentes com a pegada de SUV-cupê que o Eclipse Cross tem.

Seu interior não foi afetado pela reestilização e manteve as linhas e o tipo de acabamento, com alguns pedaços imitando fibra de carbono nos puxadores de portas e ao redor da central multimídia - componente que não fica mais destacado acima do painel, mas inserido nele.

O acabamento tem bastante plástico, mas não difere da maioria dos SUVs médios à venda no País nesse sentido. Apesar disso, o Eclipse Cross tem um interior com boa disposição dos componentes e fácil acesso a maior parte dos itens.

O espaço interno é bom para quem vai na frente ou atrás. Apesar da área traseira parecer menor por causa do teto em queda acentuada nessa área, mesmo para a cabeça de pessoas de até 1,80 metro de altura há bom espaço, bem como para as pernas.

Mitsubishi Eclipse Cross 2023 - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
Imagem: Fernando Moraes/UOL

CONSUMO E DESEMPENHO

Sob o capô nada novo, apesar de mudanças. O conjunto mecânico passou por recalibração para conseguir atender as novas regras de emissões de poluentes e ruídos do Proconve L7 que entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano.

Assim, o motor 1.5 turbo a gasolina manteve os bons números de 165 cv e 25,5 mkgf. A transmissão é a automática CVT que simula oito velocidades e tem opção de trocas por borboletas atrás do volante.

Com esse conjunto, a Mitsubishi divulga que o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h.

Na prática é um motor que, por entregar todo torque entre 1.800 rpm e 4.500 rpm, consegue render bem mesmo com o CVT e mitiga a lentidão que esse câmbio apresenta normalmente.

Desse modo, o consumidor tem um carro de respostas ágeis para seu tamanho e ainda assim conta com a suavidade das trocas sem marchas do CVT.

Para retomadas e ultrapassagens basta pisar fundo no acelerador que o carro responde. Na versão de topo que foi avaliada, o carro ainda traz o sistema de tração integral inteligente com três modos de condução: normal, snow e gravel.

Eles alteram a resposta dos controles de tração e estabilidade, câmbio e acelerador. O snow é para pisos escorregadios, enquanto o gravel para pisos como pedra e cascalho solto.

Mitsubishi Eclipse Cross 2023 - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
Imagem: Fernando Moraes/UOL

EQUIPAMENTOS E SEGURANÇA

Desde a versão de entrada, GLS, há sete airbags, controles de tração e estabilidade, sistema que monitora freio e acelerador para evitar pequenas colisões, assistente de partida em rampa, entre outros.

O pacote conta ainda com fixação de cadeirinhas infantis por meio de Isofix, leitor de pressão dos pneus, trio elétrico e central multimídia com tela de 7 polegadas, integração Android Auto e Apple CarPlay por meio de entrada USB, leitor de MP3 e rádio AM/FM.

Na versão mais completa, a HPE-S S-AWC, a central é da JBL, tem o mesmo tamanho da outra, mas conta com leitor de vídeos em MP4, que só funciona com o freio de mão puxado, obviamente. Além disso traz volante multifuncional revestido de couro e ar-condicionado de duas zonas.

Há ainda o teto solar panorâmico duplo, para-choques na cor do carro com skid plate na mesma cor e rack de teto preto. O revestimento do tecido do teto é na cor preta com opção de cor clara para a versão de topo, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold e chave presencial com partida por botão.

O pacote fica completo com frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, farol alto automático, alerta de pontos cegos, sensor de estacionamento na frente e atrás, alerta de saída da faixa de rodagem e de tráfego cruzado, sensores de luz e chuva e limitador de velocidade.

Mitsubishi Eclipse Cross 2023 - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
Imagem: Fernando Moraes/UOL

MANUTENÇÃO

As revisões do Eclipse Cross são programadas com valores fixos, como a maioria das companhias tem feito atualmente para garantir que o cliente saiba o que esperar.

São seis revisões garantidas com valor total de R$ 6.878. Cada uma delas tem valor específico de R$ 1.110 para as 1ª,2ª, 3ª e 5ª e 6ª revisões e apenas a 4ª ter valor diferente: 1.328.

Mitsubishi Eclipse Cross 2023 - Fernando Moraes/UOL - Fernando Moraes/UOL
Imagem: Fernando Moraes/UOL

MERCADO

Apesar de ser um bom produto, o Eclipse Cross enfrenta uma categoria bastante tumultuada e também dominada pela liderança inabalável do Jeep Compass, um carro que caiu nas graças do povo.

A menor capilaridade da rede Mitsubishi também deve ser levada em conta pensando que em difusão do modelo no mercado, especialmente nos interiores.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.5, 4 cil, 16V, turbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 165 @ 5500

  • Torque (kgf.m)

  • 25,5 @ 1800~4500

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 11,1

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 195

  • Câmbio

  • Automático, CVT

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos Ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/55 R18

  • Rodas

  • 18? X 7?

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1685

  • Comprimento (mm)

  • 4545

  • Entre-eixos (mm)

  • 2670

  • Largura (mm)

  • 1805

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1536

  • Porta-malas (L)

  • 451

  • Tanque (L)

  • 63

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 1.110

  • 20.000 km

  • R$ 1.110

  • 30.000 km

  • R$ 1.110

  • 40.000 km

  • R$ 1.328

  • 50.000 km

  • R$ 1.110

  • 60.000 km

  • R$ 1.110

  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial