Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Ando encanada com minha aparência e alimentação, Jairo. Como saber se tenho um transtorno?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

24/05/2022 04h00

No "Papo Cabeça" desta semana, o psiquiatra Jairo Bouer explica que os transtornos alimentares são condições psiquiátricas que envolvem controle excessivo do peso e alimentação, podendo causar restrição extrema ou episódios de compulsão, por exemplo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5% da população brasileira tem algum tipo de transtorno alimentar, sobretudo mulheres entre 18 e 24 anos.

Segundo Bouer, alguns dos sinais podem ser mudanças severas na alimentação (como reduzir porções ou diminuir a variedade de alimentos), oscilações de peso, praticar atividade física em excesso e sentimento persistente de sofrimento com a aparência.

"É muito importante que a pessoa busque a avaliação de um médico para saber exatamente o que está acontecendo e o que pode fazer para evitar o desenvolvimento do transtorno alimentar ou se já tem que busque tratamento mais adequado", orienta o psiquiatra. No acompanhamento, explica, há cuidados de uma equipe multidisciplinar —com profissionais como psicólogo, psiquiatra, nutricionista e endocrinologista.