Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Parei de tomar antidepressivos há um ano e ainda tenho ereções fracas; pode ser efeito do medicamento, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

14/03/2023 04h00

No "Papo Cabeça" desta semana, o leitor conta que parou de tomar antidepressivo após 19 anos. Agora, passado um ano, ele relata problemas na vida sexual. "Tenho ereções fracas. Ainda pode ser ação do medicamento? Ou a falta dele?", pergunta.

De acordo com o psiquiatra Jairo Bouer, quando o paciente para de tomar esse tipo de remédio, é esperado que os níveis no desempenho sexual voltem ao normal em algumas semanas.

No entanto, há outros fatores que precisam ser levados em conta neste caso, principalmente a idade, explica o médico. "Se você tinha entre 20 e 25 anos quando começou e, agora, tem perto de 50, a resposta sexual pode ter mudado um pouco."

Em segundo lugar, Bouer explica que se o leitor ainda tiver sintomas da depressão, é possível que isso afete a resposta sexual.

"O que eu recomendo é que você volte ao psiquiatra para conversar com ele, descrevendo as dificuldades que você está enfrentando. Assim, ele pode entender se você está bem do ponto de vista da depressão ou se precisa investigar outra causa que contribua para sua dificuldade de ereção", diz.