Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

A camisinha rasgou, mas não vi o parceiro ejaculando. Posso engravidar, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

28/02/2023 04h00

No "Papo Cabeça" desta semana, a leitora traz dúvidas sobre a primeira vez no sexo. "Foi seca e dolorosa, e a camisinha estourou. Não vi nada saindo do pênis dele. Corro risco?", pergunta.

Jairo Bouer, médico psiquiatra e especialista em sexualidade, explica que ansiedade e insegurança no sexo podem fazer parte da primeira vez. No entanto, é sempre possível melhorar a situação.

"Quando estiver rolando e você não se sentir excitada, o ideal é caprichar nas preliminares para que você fique mais estimulada a ter uma resposta adequada na lubrificação", diz Bouer, que também sugere o lubrificante a base de água, se necessário.

Sobre uma possível gravidez, o médico explica que o risco é baixo. "Você não viu nada saindo do pênis dele, então, possivelmente, ele nem tenha tido uma ejaculação completa. Isso, por si só, fala contra o risco de gravidez."

Mas, caso contrário —ou seja, se tivesse ocorrido a ejaculação dentro da vagina—, Bouer explica que seria importante procurar um ginecologista para, possivelmente, tomar a pílula do dia seguinte.