Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Farmacêutica inicia teste de vacina única contra a covid-19 e a gripe

Em estudo laboratoriais, combinação de vacinas gerou respostas robustas contra as doenças - Dado Ruvic/Reuters
Em estudo laboratoriais, combinação de vacinas gerou respostas robustas contra as doenças Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Mrinalika Roy

08/09/2021 11h26Atualizada em 08/09/2021 11h30

A empresa desenvolvedora de vacina Novavax Inc, dos Estados Unidos, disse hoje que começou um estudo em estágio inicial para testar uma vacina combinada contra a gripe (influenza) e a covid-19.

O ensaio, que será conduzido na Austrália, envolverá 640 adultos saudáveis com idades entre 50 e 70 anos e que tenham sido previamente infectados com o novo coronavírus ou tomado uma vacina contra a covid-19 autorizada pelo menos oito semanas antes do estudo.

Os participantes receberão uma combinação da vacina candidata contra a covid-19 da empresa, a NVX-CoV2373, e a vacina contra influenza, NanoFlu, junto com um reforço.

"A combinação dessas duas vacinas pode levar a uma maior eficiência para o sistema de saúde e a alcançar altos níveis de proteção contra a covid-19 e a influenza com um único regime (de dose)", disse Gregory Glenn, presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Novavax.

A Novavax disse em maio que esperava que a combinação das vacinas contra a influenza e contra a covid-19 fosse eficiente no combate às variantes do coronavírus.

Em estudos em laboratório, a vacina combinada NanoFlu/NVX-CoV2373 gerou respostas robustas para influenza A e B e protegeu contra o novo coronavírus. A farmacêutica espera obter os resultados do teste no primeiro semestre de 2022.